Alice in Wonderland - W. W. Young - 1915

O filme original desapareceu porém  pelo menos duas versões incompletas sobreviveram, ambas com duração em torno de cinquenta minutos, o original tinha aproximadamente uma hora de duração.

No mínimo falta a cena no início da história - em que Alice cresce - e mais tarde a cena do Chapeleiro Maluco. Estas cenas aparecem no livro de Grosset & Dunlap publicado em 1916, ilustrado com fotos do filme.
Viola Savoy, que faz Alice, tinha quinze anos na época, era uma jovem atriz conhecida por ter percorrido os EUA durante vários anos com a versão road show "The Littlest Rebel". Após o Alice ela apareceu em mais dois filmes e desapareceu, tendo falecido em 1987 aos 87 anos.
A indústria do cinema era ainda muito jovem. A noção de "close-up" da fotografia estava apenas começando a ser experimentadas e mais frequentemente, a câmera ficava em posição fixa, como se fosse alguém sentado na platéia de uma peça de teatro.

Notável a criatividade no figurino definido para este filme, a câmera, contudo, mantém a sua falta de imaginação. Tudo é filmado à distância e muitas vezes há muita coisa acontecendo simultaneamente, e as características mais sutis, não podem ser vistas.

A expressão facial, como na maioria das filmagens do primeiro cinema, têm uma qualidade forçada e exagerada. Ainda assim, é um filme cativante, muito bom de se ver.

Título original: Alice in the Wonderland
Origem / Ano: EUA / 1915
Diretor: W.W. Young
Preto e branco
Sem som
Duração: 52 minutos


Elenco

Alice   ...   Viola Savoy
Coelho Branco   ...   Herbert Rice

Se alguém tiver mais informações, especialmente do elenco, manda que eu coloco aqui.

Assistir on line

Um comentário:

  1. Há tempos que procurava este filme!
    Fiquei fascinada com o conteúdo do teu blog, é ótimo; inclusive, estou seguindo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...