The General - Buster Keaton - 1926



O filme é um clássico feito já no fim da era silenciosa e quando foi lançado além de receber muitas críticas negativas teve um fraco resultado de bilheteira - em torno de meio milhão de dólares no mercado estadunidense e mais um milhão no resto do mundo ao custo de setecentos e cinquenta mil dólares - mas atualmente é considerado um dos maiores filmes já feitos.

Em 1956 o filme entrou no domínio público nos EUA devido a uma falha do reclamante ao tentar renovar seu registro de direitos autorais.

Para fazer este filme Keaton realizou perigosas acrobacias no trem em movimento, incluindo saltar da locomotiva para um vagão e sentar em uma das hastes que conectam os vagões.



 
O clímax inclui um momento espetacular, onde uma ponte cai quando um trem atravessa. Os olhares de choque nos rostos dos atores eram reais pois eles não sabiam que isso iria acontecer. Essa foi a cena mais cara de toda a era do cinema mudo. Depois da filmagem a produção deixou os destroços no leito do rio - inclusive a locomotiva - que se tornou uma espécie de atração turística que durou até a II Guerra, quando finalmente o metal do trem foi para a sucata.

Buster Keaton sempre disse que este era o seu filme favorito.

Uma curiosidade é que o Boris Karlof atuou no filme mas seu nome não foi incluído nos créditos. 

Ficha técnica 

Título original: The General
Origem / Ano: EUA / 1926

Duração: 78 min 52 seg

Elenco
Marion Mack ... Annabelle Lee
Glen Cavender ... Capitão Anderson
Jim Farley ... General Thatcher
Frederick Vroom ... General Sulista
Charles Henry Smith ... Pai de Annabelle
Frank Barnes ... Irmão de Annabelle
Joe Keaton ... General Nortista
Mike Donlin ... General Nortista
Tom Nawn ... General Notista

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...