Cinderella - Georges Melies - 1899


Este é um dos filmes tecnicamente mais avançados do século 19. São quatro cenários diferentes e várias transições e efeitos, inclusive experiências com cor, muito avançados para a época. Considerando que a maioria dos filmes daquele século consistiu em uma cena feita em um único cenário Cinderella foi um marco.

Teve imensa popularidade servindo de incentivo ao seu criador a fazer mais filmes inspirados em clássicos da literatura adaptados para o cinema que então surgia em um misto de teatro, circo e ciência.

Notem que na primeira cena aparecem cores, estas foram pintadas quadro a quadro. O filme é realmente muito bom e a melhor parte, na minha opinião, é a dança dos relógios.

Méliès fez outra versão de Cinderela em 1912 mas certamente não tem o peso histórico desta primeira filmagem. Curiosamente este filme foi considerado totalmente perdido tendo sido recuperado faz poucos anos, infelizmente parte dele desapareceu pois sua duração hoje é alguns minutos menor que a original, o que não impede de continuar sendo uma maravilhosa obra cinematográfica.

Ficha técnica

Título original: Cendrillon
Origem / Ano: França / 1899
Preto e branco com trecho colorido a mão
Sem som
Duração:5 min 35 seg

Elenco

Barral
Bleuette Bernon
Carmely
Jeanne d'Alcy
Depeyrou
Georges Méliès

Assistir on line

video


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...