Der letzte Mann - The Last Laugh - A última gargalhada - F.W. Murnau - 1924

Esse é um filme realmente muito especial. É daquelas produções que o tempo não tira o brilho pois sua genialidade o faz atemporal.

Sabe aquele filme que quando termina você fica alguns minutos em off até os pensamentos se reordenarem. A Última Gargalhada é assim. São tantas cenas impressionantes que vão fazendo sentido e ganhando força no decorrer da exibição que no final um turbilhão de pensamentos toma conta de quem assiste.

O Diretor F.W. Murnau foi um expoente do cinema expressionista alemão e celebrizou-se pelo clássico Nosferatu, tanto que sua influência na sétima arte pode ser percebida até hoje. Em Der Letzte Mann conta a história de um porteiro de hotel que após vários anos de serviço é sumariamente substituido por outro empregado mais jovem.

Emil Jannings interpreta o porteiro, que já havia trabalhado com Murnau na obra Fausto, onde fez o Mefistófeles. A cena em que retiram o uniforme, símbolo de altivez para o personagem, sendo rebaixado a criado do banheiro masculino mostra como a dignidade pode ser tirada de um homem.

Murnau criou um filme que retrata a alma humana e a projeta na tela. Mostra a auto-estima, a dignidade, a decadência, a crueldade, a bondade, a loucura, o orgulho. Mostra o homem e sua fragilidade diante do modelo social em que vive.








Ficha técnica

Nome:  Der letzte Mann
Diretor: F.W. Murnau
País / Ano: Alemanha / 1924
Sem som
Duração: 87 min 52 seg


Informações no IMDb
Elenco















Assistir Der letzte Mann / The Last Laugh / A última gargalhada online


Der letzte Mann - The Last Laugh - A última gargalhada - F W Murnau - 1924 por Telecinebrasil  no Videolog.tv.




Um comentário:

  1. Sou fã de filmes contemporâneos... Mas realmente devo admitir que filmes bons como os de anrigamente dificilmente encontraremos hoje em dia... é uma pena que cada vez mais os clichês e o besteirol estejam presentes nas telonas... Filmes como Der letzte Mann nos faz voltar no tempo...

    Apareça!

    Abraços!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...