The Divine Woman - Greta Garbo - 1928

Descobri esse filme ao ler o excelente post do amigo Antônio Nahud Júnior no blog O Falcão Montês. Infelizmente só se recuperou um fragmento de pouco mais de 9 minutos.

A obra mostra Marianne (Greta Garbo) que é uma garota pobre que vai para Paris para ser atriz no teatro. Quando começa a fazer sucesso ela deve escolher entre o amor de dois homens, Lucien (Lars Hanson), um soldado apaixonado que abandona o exército para ficar com ela, ou Henry Legrand (Lowell Sherman), um rico de meia-idade produtor Paris que lhe oferece a oportunidade para ter fama e fortuna.

Apenas uma bobina do filme foi recuperada em 1993 na Gosfilmofond - um arquivo de filmes em Moscou. Seus intertítulos russos foram traduzidos para o Inglês. Nesta parte do filme, Marianne é vista vivendo em Paris, em quartos modestos sendo acompanhada por Lucien. Os dois tem alguns minutos românticos e aproxima o momento dele voltar ao exército.
Greta Garbo ... Marianne
Lars Hanson ... Lucien
Lowell Sherman ... Henry Legrand
Polly Moran ... Sra. Pigonier
Dorothy Cumming ... Sra. Zizi Rouck, Mãe de Marianne
Johnny Mack Brown ... Jean
Cesare Gravina ... Gigi
Paulette Duval ... Paulette


Assistir The Divine Woman on line


The Divine Woman - Victor Sjöström - Greta Garbo - 1928 por Telecinebrasil  no Videolog.tv.


Esse foi um dos filmes de domínio público bloqueados sob alegação de "desrespeito aos direitos autorais"


Nós, que temos blogs e somos, de certa forma, a alternativa de acesso a cultura gratuita, de qualidade e sem os filtros da grande mídia, temos que divulgar (cada vez mais) as ameaças à liberdade de expressão.

Leia. Pense. Divulgue. Participe.

3 comentários:

  1. Uma pena que esse filme foi destruído. Logo do Sjostrom! Maxx, será que vc consegue encontrar/postar THE SCARLET LETTER (de Sjostrom) e HOTEL IMPERIAL ( de Mauritz Stiller)?
    Abração.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Que louca, que linda...
    Uma lástima não ter mais do que isso!
    Obrigada pelo post.

    Ana
    www.vintagetaste.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha só que transmissão de pensamento! Nós três escrevemos sobre Garbo esta semana! Uma pena que só reste isso de "The Divine Woman". O enredo me parece bom...
    Abraços, Lê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...