Les résultats du féminisme - The results of Feminism - O resultado do feminismo - Alice Guy - 1906


Alice Guy  é considerada a primeira diretora do cinema. Nasceu em Paris em 01/07/1873 e começou no cinema como secretária na Gaumont-Paris em 1895.

No ano seguinte Guy dirigiu seu primeiro filme. Impressionou pela grande quantidade (média de dois curtas por semana e mais de 1000 filmes durante a carreira) e qualidade de suas produções. Em 1905 ela foi nomeada diretora de produção da empresa supervisionando outros diretores.

Em 1907 se casou com Herbert Blache. A dupla foi para os EUA para comandar as operações da empresa por lá.

Em 1910 ela montou sua própria produtora em Nova Iorque e construiu um estúdio em Fort Lee, Nova Jersey.

Após um período de sucesso de crítica e financeiro, sua empresa entrou em crise e acabou fechando mas continuou dirigindo filmes para vários grandes estúdios de Hollywood.

Voltou para a França em 1922 depois de seu divórcio. Desde então não fez filmes novamente. Em 1964 voltou aos EUA com suas filhas  e viveu em Mahwah, New Jersey, não muito longe de onde ficava seu antigo estúdio.

Morreu em 1968, aos 94 anos.




País / Ano: França / 1906
Diretor: Alice Guy
Preto e branco
Sem som
Duração: 6 min 56 seg

Recomendo que vejam este filme. É realmente excelente. Mulheres, quando querem fazer algo bem feito, fica bem feito. Este filme não é uma exceção.




Assistir Les résultats du féminisme de Alice Guy on line


3 comentários:

  1. Eu acho maravilhoso que você coloque estas pessoas, tão isoladas pela mass media, aqui no seu espaço. Conhecimento puro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho interessante buscar essas pessoas e filmes que ficaram esquecidos. É uma espécie de garimpo, e de vez em quando acho uma pedra mais rara, como essa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...