Miest Kinooperatora (The Cameraman´s Revenge) - Wladyslaw Starewicz - 1911/1912




Wladyslaw Starewicz ou Ladislas Starevich ficou conhecido por usar insetos e outros animais como protagonistas em suas animações.
Starewicz teve interesse em muitas áreas diferentes. Por volta de 1910 era diretor de um museu de história natural e fez  quatro documentários curtos  para o museu.

Para realizar a quinta película ele queria filmar a luta entre dois besouros mas as criaturas, que eram noturnas, não serviam como bons atores.

Inspirado por uma visão de "Les animées dos allumettes" de Emile Cohl, Starewicz decidiu encenar a luta filmando como se fosse uma animação. Para isso removeu as patas e mandíbulas de duas carcaças de besouro e colou novamente com cera criando fantoches articulados. O resultado foi a película "Lucanus Cervus".

Possivelmente a primeira animação desse gênero.

Em 1911, Starewicz mudou-se para Moscou e começou a trabalhar na companhia de Aleksander Khanzhonkov onde fez duas dúzia películas, sendo a maioria animações usando animais mortos, inclusive Miest Kinooperatora, que é considerada uma das melhores.

Ladislas Starevich morreu fevereiro de 1965 e foi um dos criadores de desenhos animados europeus a ser conhecido pelo nome na América antes de 1960 por seus filmes "La Voix du rossignol" e "Fétiche Mascotte".






Assistir Miest Kinooperatora (The Cameraman´s Revenge) on line


Youtube ainda não respeita a lei brasileira

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...