Rainha Cristina - Queen Christina - Greta Garbo - Rouben Mamoulian - 1933

 
Rainha Christina é, sem dúvida, uma das grandes performances de Garbo. Alguns podem considerar como um filme datado, pois é “terrivelmente romântico” - no estilo da década de 1930 - além disso, há o clichê característico de todos os velhos filmes de época da MGM ao lidar com a realeza que é aquela entrada cerimonial de nobres acompanhada por música majestosa.

Coisas de época mesmo, mas que não tiram o brilho da obra.

O filme foi lançado em dezembro de 1933 e Greta Garbo (1905-1990) já era famosa por seus papéis em filmes mudos e alguns filmes sonoros, como Anna Christie (1930), foi escalada para interpretar o papel principal por Rouben Mamoulian.


A história de Christina mostra uma série de fatos reais de sua vida (sua coroação em 1632 e seu desejo de paz), bem como alguns eventos adicionais (ela não abdicar por amor). Mas, como a maioria dos filmes, a história tinha que ser interpretado de acordo com a necessidade da audiência daquela década.

 

Outro aspecto importante do filme é Christina como um ser humano, não um símbolo. Ela se apaixona por Antonio e tece planos de uma vida feliz com ele. No entanto, Antonio morre em seus braços e seu amor não pode se realizar. A cena final de Christina de pé na proa do navio é outro momento impressionante, magnífico mesmo.

Dizem que antes de fazer a cena o Mamoulian disse a Greta: "Eu quero o seu rosto parecendo ser uma folha de papel em branco e a escrita ser feita por cada um do público ...".
John Gilbert também faz um bom trabalho como Antonio, mas ele, como todo mundo, é quase uma sombra de Garbo.

Existem filmes que você assiste e rapidamente esquece.

Existem filmes que você gosta de ver mais de uma vez para lembrar por mais tempo.

Rainha Christina é um filme que, tendo visto uma vez, você nunca vai esquecer.


Assistir Rainha Cristina - Queen Christina on line

4 comentários:

  1. Obrigada por postar este filme! Procurei bastante por ele, e agora finalmente tenho a oportunidade de assisti-lo!

    ResponderExcluir
  2. Essa Mulher era impressionante!

    A Greta interpretou uma Rainha nese Filme, e eu vi no seu comportamento, que ela não se apavorava com o texto,e o roteiro, e também pelo fato de ser uma soberana no longa; Essa mulher era muito superior a Emily Blunt, Kate Blanchet, Romy Schneider, entre outras que também interpretaram soberanas, mas ela, era Sublime!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...