Le pied du Mouton - The Talisman or Sheep's Foot - Segundo de Chomón - Albert Capellani - 1907



O filme é uma adaptação cinematográfica da peça de teatro de mesmo nome. A peça foi apresentada pela primeira vez em dezembro de 1806 no Théâtre de la Gaîté em Paris.

Escrita por Alphonse Martainville (1776-1830) e Ribie César (1758 - 1830), trata-se de uma obra dramática. Dividida em atos, o espetáculo é baseado na magia dos personagens.

Um século depois, esse gênero foi adotado pelo cinema em muitos filmes de Georges Méliès (1861-1938) que usava astutos efeitos especiais.

 



Albert Capellani (1870-1931) dirigiu The Talisman em 1907 para a empresa Pathé Frères. O cineasta começou sua carreira no teatro como ator e diretor, sendo clara sua experiência teatral neste filme.

Segundo de Chomón (1871-1929) foi responsável pela cinematografia e efeitos especiais. Chomón, com sua criatividade era o grande concorrente de Méliès.





A película mostra a história de Leonora, que não pode casar com Gusman, seu amado, porque seu padrinho prometeu sua mão ao nobre Nigaudinos.

Gusman recebe de uma fada um pé de carneiro que será seu talismã. Isso permite encontrar e salvar a mulher que está em uma torre no castelo. Ao chegar a uma caverna, o casal adormece e Nigaudinos arrebata Leonora e o talismã.





A fada lança um feitiço sobre ele que será então vítima de uma doença no dia marcado para o seu casamento. Para piorar os pratos preparados para a ocasião desaparecem sob seu nariz.

As imagens e cores são maravilhosas, especialmente considerando a idade da obra.

Bons filmes.





Assistir Le pied du Mouton - The Talisman or Sheep's Foot

Um comentário:

  1. Cada vez que assisto aos vídeos postados aqui, fico impressionada com o primeiro cinema.
    Sempre assisti filmes da década de 40 em diante e acho que nunca consegui dimensionar a qualidade e criatividade das películas que antecederam essa década!

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...