The Great Dictator - O Grande Ditador - Charles Chaplin - 1940 - Legendado

O filme começa ainda na Primeira Guerra Mundial, onde Chaplin é um soldado do exército da fictícia Tomânia, e durante uma batalha salva Schultz - Reginald Gardiner.

Depois de um acidente de avião Chaplin perde a memória e passa quase vinte anos internado. Durante esse tempo Adenoid Hynkel – Chaplin - ascende a grande ditador da Tomânia e juntamente com seus ministros Garbitsch - Henry Daniell - e Herring - Billy Gilbert - promove uma grande perseguição aos judeus.

Ainda com amnésia Chaplin (ex-soldado) retorna à barbearia no bairro de judeus e fica sem entender quando tropas quebram sua janela. Schultz reconhece o barbeiro e manda a tropa parar de importuná-lo.

Hynkel - assim como o ratinho da dupla Pink e Cérebro e o George Bush – quer dominar o mundo, o que dá origem a cena clássica dele brincando com um globo que estoura no final.

Muito legal também a disputa de Hynkel  e Benzino Napaloni - Jack Oakie, ditador da nação Bactéria, quando discutem um tratado onde os dois tentam mostrar sua superioridade terminando em grande e divertida confusão.

Schultz e o barbeiro escapam da prisão usando uniformes de oficiais e o barbeiro é confundido com o ditador Hynkel e ao mesmo tempo o verdadeiro Hynkel é preso por seus soldados. O barbeiro, agora na pele de Hynkel é levado para fazer um discurso de vitória e acaba fazendo um discurso de idéias democráticas.


Curiosidades:

O alemão falado pelo ditador é um completo disparate e foi feito de improviso no momento da filmagem e o idioma das lojas e cartazes no bairro judeu é o esperanto - língua criada em 1887 pelo Dr. Zamenhof, um judeu polonês.

Quando este filme foi lançado, Adolf Hitler o baniu da Alemanha e de todos os países ocupados pelos nazistas. Mas ele próprio acabou recebendo uma cópia não tendo sido registrada sua reação ao filme. Quando soube Charles Chaplin disse: "Eu daria tudo para saber o que ele pensou disso."


Este foi o último filme em que Charles Chaplin usou as vestimentas do vagabundo - o chapéu e bengala – que o imortalizaram.

Documentários sobre os bastidores do filme mostram que Chaplin começou a se sentir desconfortável com a sátira à Adolf Hitler na medida que ouvia falar das ações de Hitler na Europa. Quando aconteceu a invasão da França ele para mudou o final do filme para incluir seu famoso discurso.

A cena em que Charles Chaplin dança com o globo teve origem em um vídeo caseiro de 1928 onde ele também brincava de forma muito parecida.

Na Espanha o filme foi proibido até a morte do ditador Francisco Franco em 1975.

 



Este é o primeiro filme que Charles Chaplin interpreta um personagem que realmente está identificado pelo nome, pois ao Vagabundo raramente foi dado um nome, embora algumas vezes chamado de Charlie. O barbeiro neste filme permanece sem nome.

 


Durante a fala de Hynkel, existem vários termos em alemão utilizados. Os mais populares são "Wienerschnitzel" (um estilo vienense costeleta de vitela à milanesa), e "Sauerkraut" (uma espécie de repolho azedo). Outros são "Leberwurst" e "Blitzkrieg". Embora alguns outros enunciados vagamente se parecem com palavras em alemão, o discurso é realmente sem sentido.
 





Financiado integralmente por Charles Chaplin foi seu maior sucesso de bilheteria arrecadando cerca de US $ 5 milhões na época.

Elenco completo.

Mais informações.





Assistir The Great Dictator - O Grande Ditador - Legendado on line



Nós, que temos blogs e somos, de certa forma, a alternativa de acesso a cultura gratuita e fora da grande mídia, temos que divulgar (cada vez mais) as ameaças à liberdade de expressão.

Leia. Pense. Divulgue. Participe.

3 comentários:

  1. Um dos melhores de Chaplin! A sátira inteligente a Hitler é simplesmente brilhante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Difícil comentar qual a melhor obra de Chaplin, mas tendo em vista a situação no então momento, é a obra mais corajosa deste gênio da Sétima Arte. Parabéns pelo artigo e pelo blog, que passo a seguir.

    Sucesso

    Paulo Néry- Filmes Antigos Club Artigos
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...