Le royaume des fées - Fairyland A Kingdom of Fairies - Georges Méliès 1903

Maravilhosa produção Méliès de 1903 e que felizmente ainda sobrevive na sua forma colorida à mão, feita por uma equipe de meninas que foi responsável ​​por colorir cada quadro e a cada menina foi atribuída uma cor diferente. O resultado valeu o esforço, já que esta é uma das produções mais elaboradas do mestre do primeiro cinema.

Merecem destaque as cenas da carruagem de fogo e a viagem submarina para o tribunal de Netuno, além do retorno do príncipe e da princesa, que é um raro exemplo de uma cena de Georges Méliès filmada ao ar livre.

A história é envolvente e agradável de assistir. A obra foi filmada um ano depois de sua jóia "Viagem à Lua", e utilizamdo muitas das mesmas técnicas com algumas novas configurações.

O enredo é bastante detalhado e sem inter-títulos, o que demanda uma atenção extra para entender a ação. Parece-me possível que havia uma narrativa que se destinava a ser lida durante a apresentação, mas não consegui confirmar isso.


Méliès cria vários mundos durante o filme e a maioria deles é muito legal. Especialmente os detalhes e as associações que eles sugerem.

Este é o tipo de filme pioneiro que desperta especial interesse nos admiradores do cinema mudo ou historiadores, mas vale a pena usar alguns minutos do tempo, mesmo aquele que não é estudioso de cinema, e apreciar uma obra que fala por si.

Obrigado Georges Méliès. Pelas belas imagens em movimento que você nos deixou.

Assistir Le royaume des fées (Fairyland A Kingdom of Fairies) de Georges Méliès - Parte 1 on line



Assistir Le royaume des fées (Fairyland A Kingdom of Fairies) de Georges Méliès - Parte 2 on line

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda, Maxx!
    Méliès, um pioneiro, aquele que começou a grande paixão mundial: o nosso Cinema!
    Um agrande abraço
    Dani

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...