Assignment Outer Space - Antonio Margheriti - Legendado - 1960

 
Esse filme é denominado originalmente Assignment Outer Space ou Space Men, dependendo da fonte de pesquisa. A obra foi produzida na Itália sendo uma co-produção das empresas Titanus e Ultra Film.

O diretor Antonio Margheriti (1930-2002), também conhecido sob o pseudônimo Anthony Dawson, foi um prolífico cineasta italiano que começou sua carreira em 1956 como roteirista e em 1960 dirigiu seu primeiro filme, justamente "Assignment Outer Space".



Esse foi um dos dois primeiros filmes espaciais feitos na Itália - o outro é Battle of the Worlds (que será postado em breve por aqui), por conta disso Antonio Margheriti em 1965 era considerado um diretor de cinema de ficção científica que fazia milagres com um orçamento muito pequeno.

Ele era, na época, o único diretor italiano que conseguia contratos para trabalhar diretamente para as grandes produtoras de cinema americanas como MGM, United Artists, 20th Century Fox e Columbia Pictures.

Gabriella Farinon que faz a  Lucy (Y13)

Os filmes de Margheriti em muito me lembram Ed Wood. Ambos tem uma atmosfera meio amadora e as cenas mesmo quando ruins são divertidas, as naves espaciais parecem improvisadas com esses kits de plástico que vendem em lojas de modelismo. E ambos sempre trabalharam com orçamentos bastante apertados. Assignment Outer Space custou aproximadamente U$ 30.000.

O filme anbientado em 2116 que tem como protagonista o ator Rik van Nutter que é Ray Peterson
(IZ41), um repórter que recebe permissão para acompanhar uma missão no espaço. Durante sua estadia espacial uma outra nave sai de controle e toma uma rota em direção à Terra. Os "geradores fotônicos" da estação descontrolada criam um "campo fotônico" que irá destruir toda a vida no planeta. Caberá então aos cosmonautas (eles se referem a si mesmos como cosmonautas) e ao repórter bonitão salvar a civilização.

 
Achei muito engraçadas as cenas onde as pessoas passam de uma nave para outra sem usar qualquer dispositivo transportador ou mesmo uma outra nave de transporte. Eles pulam e flutuam na direção do alvo pretendido. Não tem sistema de orientação ou foguetes, nem mesmo uma corda. Tem também o "Space Taxi", com destaque para a sequência onde repórter e Al estão voando por um cinturão de asteróides para tirar algumas fotos.

Algumas características incomuns para a época - e que merecem destaque - mostram uma visão realmente avançada. Começa com a animação suspensa dos viajantes que é usada para a primeira etapa da viagem, sendo provavelmente a primeira vez que usaram essa idéia em um filme. Tem também o Al, que é um personagem altamente competente interpretado por um ator negro, sem que nenhuma menção a sua raça seja feita durante todo o filme. Finalmente a tripulação inclui uma mulher que também é retratada como uma profissional eficientes.
 
 



É mais um típico filmão B, e que foi originalmente feito para ser um filme sério, mas aos olhos de hoje torna-se engraçado seja pelo diálogo que parece estar lá só para encher linguiça, ou a ciência em boa parte sem sentido, as atuações quase amadoras, os cenários e efeitos especiais - acabam formando um conjunto muito engraçado, pouco restanto de sério na obra.





Elenco completo.
Assistir Assignment Outer Space on line


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...