Scared to Death - Christy Cabanne - Bela Lugosi - 1947

Esse é um dos filmes mais malucos que já vi. Mostra, no necrotério, um mulher morta que narra como ela chegou até lá. O assassinato envolve um hipnotizador, um anão e uma misteriosa figura de máscara. Esse grupo aleatório de personagens se reune e as coisas acontecem. 

Filmado usando "Natural Color" ou Cinecolor - um processo (barato) de cores que dá um estranho ar vintage. Aliás, esse efeito, acho eu, foi a única coisa ligeiramente assustadora em todo o filme.

 
O diretor Christy Cabanne começou a carreira como assistente de DW Griffith e depois participou de vários filmes B entre 1912 e 1948 (veja relação).

O filme é especialmente interessante por duas razões. Primeirafilme com Bela Lugosi colorido - ele participou de "As noites de Viena" de 1930, mas em um papel menor; Segunda: é o primeiro filme a ser narrado por um personagem morto.

O diálogo - quando não estranho - é muito engraçado, e falado de tal forma que subverte a bobagem falada. Isso dá ao filme um encanto. Por exemplo, a fala do Lugosi - "Se eu fosse anunciado, eu duvido que seria recebido em qualquer lugar" quando chega na casa - é bem-humorada sinistra.



Mas há um outro "gigante" no filme além do Bela. Trata-se do anão Indigo interpretado por Angelo Rossitto. Ele foi  - entre outros personagens legais do cinema - a metade Master do Master Blaster em Mad Max Beyond Thunderdome III (1985)  e atuou ainda em mais de 80 filmes, sendo Freaks (1932) de Tod Browning um clássico.



 

De tanta doidera e sem muito sentido - "cabeça" cortada, anão, figura mascarada, diálogos estranhos, atuações que parecem amadoras - além dos erros na produção - equipamento de iluminação ocasionalmente visível na parte superior, sombra do camera visível nas paredes várias vezes ao longo do filme - e resultado inesperado - filme de terror que faz rir; a obra acaba se tornando uma espécie de antecessor de Ed Wood.

De certa forma precede o que seria o final de carreira e da vida de Lugosi.


Elenco

Bela Lugosi         ...     Prof. Leonide
George Zucco     ...     Dr. Joseph Van Ee
Nat Pendleton     ...     Bill Raymond
Molly Lamont      ...     Laura Van Ee / Laurette La Valle
Joyce Compton   ...     Jane Cornell
Gladys Blake       ...     Lilybeth
Roland Varno      ...     Ward Van Ee
Douglas Fowley  ...     Terry Lee
Stanley Andrews ...     Patologista
Angelo Rossitto   ...     Indigo
Lee Bennett        ...     Rene
Stanley Price      ...     Cirurgião

Esse é um filme na medida para aqueles que, como eu, gostam de assistir umas coisas esquisitas de vez em quando. Afinal, cinema não se traduz só pelas grandes produções ou filmes "cabeça", cinema é mais que isso. É também diversão non sense e barata, como eram os filmes feitos pelos desbravadores da grande arte no final do século XIX e início do XX.

Por isso, recomendo Scared to Death. E tenha certeza que será uma boa diversão.


 Assistir Scared to Death on line

Filme de domínio público.

Um comentário:

  1. esta em espnahol, teria como postar com legenda em portugues? obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...