The Quatermass Xperiment - Terror que mata - Val Guest - Legendado - 1955

 
A história mostra um foguete que é lançado ao espaço pela equipe liderada pelo Professor Bernard Quatermass (Brian Donlevy), mas quando retorna dois dos três membros da tripulação desapareceram misteriosamente. O terceiro astronauta retorna vivo, Victor Carroon (Richard Wordsworth), mas começa a sofrer uma lenta metamorfose.

Durante o avanço da transformação começa a matar seres humanos e animais para se alimentar, e passa a ser seguido pelo Inspetor Lomax (Jack Warner). Quatermass percebe então que este é o caminho escolhido por uma forma alienígena de vida para invadir a Terra.

É o velho, mas sempre novo, tema de Prometeu retomado num argumento onde tudo gira em torno de um cientista de tal forma obcecado com o seu ofício que acaba tornando-se o "vilão" da história.




Os efeitos especiais vistos hoje, como é bastante comum, são rudimentares. A nave espacial é um brinquedo, o monstro é pouco convincente, mas deve-se concentrar na história, que realmente vale a pena conhecer.

A narrativa é envolvente e o tipo de problema que suscita e traz à reflexão é até hoje relevante que as eventuais falhas acabam por ficar em segundo plano.

A ação é tão bem construída que transforma "The Quatermass Experiment" em um filme B respeitável.

O invulgar "Xperiment" no título apontou para os cinéfilos britânicos que este foi o primeiro filme com alguma restrição exibido por lá. Explico: A British Board of Film Censors havia instituído o uso do "X" para indicar que certos filmes tinham temas que poderiam ser muito fortes para pessoas com menores de 16 anos. O título do filme explorou isso pela grafia da palavra "Xperiment".


 


Esse filme foi um remake de uma série da BBC para a TV em 6 capítulos de 1953 denominada The Quatermass Experiment.

O filme teve também várias sequências e refilmagens. Foram elas Quatermass II: Enemy from Space (1957), Five Million Years to Earth (1967), The Quatermass Conclusion (1979), Quatermass (1979) e The Quatermass Experiment (2005).

Curiosamente o filme alcançou mais visibilidade quando em 1956 os pais de Stewart Cohen quiseram processar a United Artists depois que o menino, de nove anos, morreu no lobby do cinema.
 
Alguns anos depois o caso entrou para o Livro Guinness dos Recordes como o único caso conhecido de alguém que, literalmente, morreu de medo em um filme de terror.




The Quatermass Xperiment
Frankenstein
A atriz, e anos depois noiva de Paul McCartney, Jane Asher faz o papel da menina que tenta ficar amiga de Victor Carroon. O encontro casual é uma clara referência ao clássico Frankenstein, na cena onde a pequena Maria e o monstro se encontram na beira do lago.



Assistir The Quatermass Xperiment on line



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...