Vidas no Lixo - Alexandre Stockler - 2008


Sinopse: "O filme mostra crianças e adolescentes que vivem do lixo. Enquanto reviram sacos de lixo pelas ruas e recolhem materiais úteis para vender a empresas de reciclagem, crianças - que se alimentam deste mesmo lixo - falam sobre suas vidas, suas famílias, seus sonhos e desejos de estudar, mas logo sua avassaladora realidade se impõe com a gravidez inesperada de uma menina de 14 anos."

TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas.




Gênero: Documentário
Diretor: Alexandre Stockler
Elenco: Crisleide Carvalho de Mello, Graziele Carvalho de Paula, Leandro da Silva Messias
Duração: 15 min     Ano: 2008    
País: Brasil    
Cor: Colorido

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Assistir Vidas no Lixo on line


Um breve desabafo

Vejo muitas pessoas dizendo que moramos em um país rico, com um povo alegre e pacífico, cercado de maravilhas por todos os lados. Legal isso. Mas longe, muito longe da realidade. Temos sim um país miserável, com um povo em grande parte analfabeto, violento e violentado. Estamos é cercados de corruptos com suas prerrogativas por todos os lados.

Não há alegria ou beleza na miséria. Não há riqueza ou paz na ignorância. Não há verdade na alienação.

Precisamos distribuir cultura e educação em grandes doses diárias e em todos os lugares. Precisamos transformar a ciência em prato popular, servido nas escolas nas casas e nas ruas. Precisamos - urgentemente - que as pessoas aprendam a dar o devido valor ao que tem valor. Ignorância não vale como ciência assim como a repetição de uma mentira não a torna verdade - mesmo que muitos acreditem.

3 comentários:

  1. Não conhecia este curta, mas infelizmente o tema é algo que vemos diariamente nas cidades brasileiras. Em SP são milhares de crianças e adultos que vivem das sobras.

    Concordo plenamente com seu texto, esta história de país maravilhoso e povo solidário é apenas conversa da mídia. Na verdade os poderosos (políticos e corporações) são corruptos e não se importam com as pessoas, sendo um reflexo da maioria do nosso povo, que na realidade é tão egoísta quanto estes que tem o poder.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo,

      como as coisas vão, tende a piorar, e muito. Desanimador.

      Excluir
  2. Parabéns e obrigado pelo teu trabalho, Maxx. Ver o mundo de forma séria e responsável não deve implicar em desesperança, ou seja, em nada fazer.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...