Rich and Strange - Ricos e estranhos - Alfred Hitchcock - 1931 - Legendado



Pode-se resumir o filme como um drama romântico que começa como uma comédia, desenvolve-se como um diário de viagem que inclui um naufrágio e carona em um junco chinês, terminando onde começou.

Os protagonistas são um casal - Fred (Henry Kendall) e Emily (Joan Barry) - que ganham uma viagem, oferecida por um tio rico, para fugir da rotina maçante e convencional. Na viagem eles se atrapalham com uma série de aventuras as quais resultam apaixonarem-se por outras pessoas. Depois de perder quase todo o dinheiro e suas vidas, eles finalmente voltam para casa.

 

Os quatro primeiros minutos do filme não tem diálogo e se poderia pensar que o filme é silencioso. Em uma sala lotada, livros estão fechando e as pessoas estão levantando. É o fim do dia. Multidões de trabalhadores enchem os corredores do prédio de escritórios, cada homem vestindo um chapéu idêntico preto, as mulheres também vestindo traje semelhante. Está chovendo e os empregados sair pela porta, dois a dois, abrindo seus guarda-chuvas em um único movimento. Todos menos um que é nosso herói, Fred Hill, em descompasso com seus colegas de escritório, luta com seu guarda-chuva por alguns segundos, mas este se recusa a abrir.

 
Depois de embarcar no transporte, não sem dificuldade, o primeiro item que chega aos seus olhos numa folha do jornal, pergunta: "Você está satisfeito com sua situação atual?". A resposta para a pergunta parece óbvia.

A obra lança mão de intertítulos em vários momentos ao longo da história, dizendo onde os personagens estão, o que estão olhando e fazendo, o que está prestes a acontecer, etc. Talvez para evocar alguma nostalgia pelo cinema mudo que via seu final pouco tempo antes. Acaba ficando meio engraçado.



Depois de muitos desencontros o casal acaba com uma quantidade mínima de dinheiro e compram um lugar em um navio que volta para a Inglaterra. Eles dividem uma pequena cabine, até que tarde da noite, acontece uma colisão e eles acabam presos. A água começa a infiltrar-se no quarto por baixo da porta. Eles estão prestes a morrer e todos os erros da viagem são perdoados e esquecidos. É certamente a seqüência capaz de gerar suspense mais genuíno que ao final acaba se mostrando até engraçada - quando no outro dia eles conseguem sair pela escotilha e chegar ao convés do barco que está abandonado à deriva – com o casal de pijama. Bem de longe (longe mesmo) a cena remete ao "The Navigator" de BusterKeaton.

 
O filme não se saiu bem, seja crítica ou financeiramente. Um revisor contemporâneo ao lançamento afirmou que "os admiradores do trabalho do Sr. Hitchcock ficarão insatisfeitos [...] o Sr. Hitchcock está claramente fora de forma".

O filme também é chamado de “East of Shanghai” que foi o nome usado quando estreou nos EUA. A versão para assistir on line aqui no blog tem a mesma duração da que foi aos cinemas dos EUA (82 min) sendo o original de 92 min.

 
 Mais Hitchcock: Fotos e filmes.

Informações e elenco completo no IMDb.



Assistir Rich and Strange on line




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...