Beyond Citizen Kane - Muito Além do Cidadao Kane - Simon Hartog - 1993




Documentário que mostra o envolvimento da Globo à ditadura militar no Brasil e sua parceria com a atualmente denominada Time Warner. Na época dos fatos narrados chama-se Time-Life.

Manipulação é a palavra de ordem, mas mostra também um suposto auxílio dado a uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola. Mostra também a cobertura tendenciosa das Diretas-Já em 1984, o favorecimento dado ao então candidato Fernando Collor, além de inexplicáveis negociações envolvendo ações da NEC Corporation e contratos governamentais quando José Sarney era presidente da República.

São muitos depoimentos, entre eles de personalidades como Chico Buarque, Leonel Brizola, Antônio Carlos Magalhães, Armando Falcão, Washington Olivetto, Dias Gomes, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Lula.

Transmitido em setembro de 1993 no Channel 4 do Reino Unido, teve sua transmissão adiada por mais de um ano pois a Rede Globo contestou os produtores devido ao uso sem permissão de pequenos fragmentos de programas da emissora.

A primeira exibição pública no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em março de 1994 mas um dia antes a polícia militar cumpriu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme.

Em 1995, a Globo entrou com um pedido na Justiça para tentar apreender as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo (USP), mas o pedido foi negado.

A Rede Globo tentou comprar os direitos de exibição do programa no Brasil, certamente para impedir sua exibição, entretanto, antes de morrer, Hartog tinha feito um acordo com organizações brasileiras para que os direitos de exibição do documentário não caíssem nas mãos da Globo, a fim de que este pudesse ser amplamente conhecido tanto por organizações políticas quanto culturais. Até hoje uma decisão judicial proíbe a exibição de Beyond Citizen Kane no Brasil.

Em agosto de 2009, no auge de uma guerra empresarial entre as emissoras, a Globo divulgou acusações de suposta lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, a Record então comprou os direitos de transmissão do documentário por aproximadamente 20 mil dólares e espera a autorização da justiça para trasmiti-lo.

O filme só se tornou amplamente visto a partir do ano 2000 graças à popularização da internet.

Assistir Muito Além do Cidadao Kane on line


 
Nós, que temos blogs e somos, de certa forma, a alternativa de acesso a cultura gratuita, de qualidade e sem os filtros da grande mídia, temos que divulgar (cada vez mais) as ameaças à liberdade de expressão.

Leia. Pense. Divulgue. Participe. 
 

Se você já teve problemas com uso de material de domínio público ou sabe de algum caso dessa natureza, deixe seu comentário e ajude a divulgar.

Se ainda não teve, indo as coisas como estão, é só uma questão de tempo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...