Hell's Angels - Anjos do Inferno - Howard Hughes - 1930 - Legendado


Esse é um daqueles filmes cheios de histórias por trás da história. São tantas e tão interessantes que deram origem ao filme “O Aviador” estrelado por Leonardo DiCaprio. Em 1962 Stanley Kubrick citou a obra como um de seus 10 filmes favoritos.

Hell´s Angels foi resultado do esforço e fortuna pessoal de Howard Hughes, um milionário apaixonado por cinema e aviação. O filme junta as duas paixões e de quebra, por tornar-se famoso em Hollywood, acabou conquistando – entre outras - Jean Harlow, Ava Gardner e Katharine Hepburn.


As filmagens começaram em 1927 mas só estreou em 15 de novembro de 1930 e estavam presentes todas as estrelas e envolvidos na produção, bem como Buster Keaton, Dolores del Río, Talmadge Norma, MaryPickford, Dove Billie, Douglas Fairbanks e Charlie Chaplin.

Era o mais caro filme do mundo até então. Custou em torno de 3,8 milhões de dólares, o que era uma enorme fortuna na época. Corresponde a aproximadamente 120 milhões de dólares em 2012. Faturou quase 8 milhões de dólares nas bilheterias.

Por querer um filme com total realismo o diretor contratou mais de setenta pilotos de combate e vários acidentes aconteceram durante as filmagens. Alguns foram fatais. O próprio Howard Hughes quase morreu ao cair pouco depois de decolar em uma cena onde ele pilotaria um dos aviões. Esses acidentes acabaram contribuindo para a notoriedade do filme.

Al Wilson, um dos pilotos que participavam das filmagens, caiu com seu Fokker mas conseguiu saltar. O avião foi destrído mas ele sobreviveu. Pouco tempo depois um piloto bateu na rede de alta tensão e outro ficou sem combustível em pleno vôo. Ambos morreram. Outra morte aconteceu com um piloto, que sem filmagem, teve um problema mecânico no avião.

Quando faziam uma das cenas de combate, em uma manobra onde o avião deveria ir quase até ao chão, Al Wilson levava um auxiliar (Phil Jones) que manuseava o equipamento de fumaça, mas quando o Sikorski ganhou velocidade no mergulho a asa direita do aparelho se rompeu. O piloto mais uma vez pulou de páraquedas, mas o auxiliar morreu. Os pilotos Dick Grace e Frank Clarke haviam se recusado a fazer a manobra por considerarem-na muito perigosa, o que se mostrou verdadeiro após o acidente.

Originalmente era feito para ser um filme mudo, mas no meio das filmagens a tecnologia sonora tornou-se disponível. Hughes então decidiu refazer praticamente tudo. Embora tenha sido relatado por alguns historiadores que Hughes retirou todo o material silencioso quem prestar atenção nas cenas do dirigível verá que as vozes estão fora de sincronia. Além disso, em alguns momentos do filme a ação parece acelerada, o que faz supor que pode ter sido feita a 18 quadros por segundo (cinemasilencioso) em vez de 24 quadros por segundo (cinema sonoro). O fato é que para cada minuto de filme pronto foram feitos quase 250 minutos de filmagens. Impressionante mesmo hoje na era digital.


 

Uma impressão a cores do filme, que se pensava perdida, foi encontrada em 1989 por Michael Wayne no cofre pessoal de seu pai, John Wayne, dez anos após a morte do ator. Em homenagem a sua descoberta o jovem Wayne aparece nos créditos da versão restaurada. Possivelmente Wayne pai recebeu a cópia do próprio Howard Hughes, pois atuou em Jet Pilot, dirigido por Hughes em 1949 mas só foi lançado em 1957.




Sinopse

O filme mostra os irmãos Roy (James Hall) e Monte Rutledge (Ben Lyon). Roy apaixona-se por Helen (Jean Harlow). Monte, por sua vez, é um mulherengo que não deixa passar nem a namorada do irmão. O melhor amigo de ambos é um estudante alemão de nome Karl (John Darrow). Karl é recrutado para a Força Aérea Alemã e os dois irmãos britânicos se alistam na Royal Flying Corps. Roy é movido pelo entusiasmo e senso de dever e Monte o faz para ganhar mais mulheres.


Assistir Hell's Angels - Legendado - on line



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...