Destination Moon - A Conquista da Lua - Irving Pichel - 1950 - Legendado



Destination Moon foi um marco da ficção científica. Filme baseado no livro de Robert Heinlein “Rocketship Galileo” com a excelente direção de Irving Pichel. Realizado nos EUA em 1950 e conhecido no Brasil como “Destino à Lua” e em Portugal “A Conquista da Lua”.

Foi a primeira obra cinematográfica onde a viagem a lua buscou um elevado nível de detalhamento técnico além de grande preocupação com o realismo. Tanto assim que ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais de 1950.

Chama a atenção as cenas de aceleração da nave onde se mostra um efeito distorcendo o rosto dos atores. A vista panorâmica da paisagem lunar é muito bacana e foi feita com uma pintura com mais de 4 metros de altura montada sobre rodas e passava pela câmera. Para fazer as estrelas brilhantes foram mais de 500 furos na pintura iluminando-se o conjunto por trás. A ausência de gravidade também foi muito bem simulada e mesmo tendo passado mais de meio século ainda é muito legal.



Para fazer as roupas espaciais aparentarem estar no vácuo foram ajustadas e preenchidas até parecerem estar infladas, mas o preenchimento e as fortes luzes do estúdio ficavam tão quentes que os atores somente as usavam por apenas alguns minutos de cada vez.

A superfície da lua é uma reprodução de um lago seco, e embora cientificamente impreciso, acabou dando um ótimo panorama lunar.





Outra curiosidade é que o foguete utiliza água aquecida por um reator nuclear. Este sistema, embora com aquecimento elétrico, foi realmente usado em pequenos foguetes não-tripulados e tanto os EUA como a União Soviética tentaram construir aviões movidos a energia nuclear mas abandonaram o conceito por ser muito arriscado.





Como nem tudo dá certo, para nossa alegria, o filme tem erros como por exemplo durante as primeiras cenas em gravidade zero alguns dos fios que sustentam os astronautas são visíveis e embora os personagens mencionem que os sinais de rádio demoram 3 segundos para viajar entre a terra e a lua, as respostas da terra chegam quase instantaneamente durante os diálogos com os homens na lua. Em alguns momentos também é possível ver a iluminação do estúdio na viseira dis astronautas. Mas isso tudo só serve para tornar ainda mais divertido assistir esse filme.


 






A história mostra o cientista Charles Cargraves (Warner Anderson) o ex-militar Thayer (Tom Powers) e o industrial Jim Barnes (John Archer) que se unem com o objetivo de dar início a exploração do espaço.

 

Os três começam a planejar e construir uma nave espacial - chamada "Luna" - no deserto de Mojave. Essa nave vai levar os primeiros homens à Lua e voltar para a Terra depois de cumprida a missão. Porém, forças políticas contrárias – uma óbvia alusão à URSS - divulgam na imprensa forte propaganda contra a missão. Eles não desistem, ao contrário, antecipam a decolagem mesmo sem ajuda do governo conseguindo chegar na lua e montar uma base. O grupo não tem certeza quanto ao retorno, pois um cálculo errado subestimou a quantidade de combustível para voltar e o foguete precisa diminuir sua carga ou não retornará à Terra.

Destaque também para a “participação” do Pica-Pau que aparece numa animação dentro do filme e ajuda a explicar como os foguetes funcionam. Foi essa a primeira vez que Grace Stafford, casada com Walter Lantz, fez a voz do Pica-Pau.





Ainda durante as filmagens, que levaram quase dois anos, foi feita uma grande campanha de divulgação para criar expectativa no público antes do lançamento. Mas a campanha também atraiu a atenção do produtor independente Robert L. Lippert que produziu paralelamente um filme de baixo orçamento com o mesmo tema. Esse filme chama-se Rocketship XM e também foi lançado em 1950. A intenção era faturar a bilheteria do público que confundiria os dois filmes, mas uma ação judicial obrigou Lippert a modificar a campanha de lançamento do seu filme e todo o material enviado aos expositores de "Rocketship XM" levava a frase: "Não é Destination Moon".





Elenco

John Archer.......Jim Barnes
Warner Anderson....Charles Cargraves
Tom Powers.......General Thayer
Dick Wesson.......Joe Sweeney
Erin O'Brien.......Emily Cargraves
Grace Stafford.......Voz Pica-pau
Franklyn Farnum.......Trabalhador
Knox Manning.......Não creditado
Mike Miller.......Não creditado
Irving Pichel.......Não creditado
Cosmo Sardo.......Não creditado
Bert Stevens.......Não creditado
Ted Warde.......Não creditado


























Assistir Destination Moon - A Conquista da Lua - on line


2 comentários:

  1. Gosto destes longas de ficção dos anos cinquenta, porém este eu ainda não conferi.

    Boa dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é excelente para quem gosta do gênero.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...