Youtube continua aceitando registros de propriedade fraudulentos


No dia 6 de outubro de 2011 fiz um post falando sobre o descumprimento da lei brasileira por parte do Youtube. Hoje, mais de um ano depois absolutamente nada mudou. As fraudes e o descumprimento continuam.

Entre outras coisas, o que está acontecendo é que várias empresas registram, no sistema do Youtube, filmes de domínio público como se fossem de sua propriedade. Na prática, tais fraudadores estão se apropriando do que é de todos para proveito próprio, impedindo o livre uso das obras.

No caso mais recente a Flicker Alley LLC - que é uma empresa que vende DVDs com filmes de domínio público - registrou-se no sistema de reconhecimento automatizado do Youtube como detentora dos direitos autorais das obras relacionadas abaixo:

1 - Le mariage de Victorine - How Bridget's Lover Escaped - Georges Méliès - 1907

2 - Robert Macaire and Bertrand - Georges Méliès - 1907

3 - Robinson Crusoe - Georges Méliès - 1902

4 - La danseuse microscopique - Marvellous Egg Production - Georges Méliès - 1902

Todos as obras tem mais de um século, isso mesmo, mais de um século desde a sua produção e são domínio público em qualquer lugar do planeta. Chega a ser risível o Youtube aceitar o registro dessas obras, mas o fato é que aceitou.

Não tenho notícia de que haja punição de tais empresas pelo Youtube, mas sei de vários casos (inclusive eu) de pessoas que foram injustamente punidas por causa desses usurpadores. 

Punir quem respeita a lei deixando impune quem frauda, além de absurdo, indica cumplicidade.

Até onde sei essa tem sido a postura do Youtube.

Se você leu até aqui é por que o assunto também te interessa, então não leia e deixe pra lá.

Divulgue isso.

6 comentários:

  1. Quais filmes de dominio publico o youtube notificou vcs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre (muitos) outros: Le mariage de Victorine - How Bridget's Lover Escaped - Georges Méliès - 1907 / Robert Macaire and Bertrand - Georges Méliès - 1907 / Robinson Crusoe - Georges Méliès - 1902 / La danseuse microscopique - Marvellous Egg Production - Georges Méliès - 1902 / Vários de Chaplin e Buster Keaton e Greta Garbo...

      Excluir
  2. ola,eu mandei um email pra eles do flicker allen sobre isso,e disse que era fraude e tudo,até deixei o link desta postagem para eles,e eles me responderam(traduzido):

    "Somos uma 2 - EMPRESA DE PEQUENO PORTE pessoa - com sede em os EUA - que publica estes materiais em um grande investimento financeiro para nossa empresa. Nós não somos uma "grande estúdio" ou corporação que pode dar ao luxo de dar a estes filmes de distância, ou estão fora "esmagar" a sua liberdade de expressão.

    Nossa versão desses filmes encontrados no You Tube são "trabalhos derivados" que são baseadas em elementos de domínio público, mas acrescentar matéria nova que é direito autoral e direitos de autor sobre o qual tem sido afirmado, e envolve o nosso próprio dinheiro investido em fazer essas publicações disponíveis. Estes novos elementos incluem levar os materiais originais do filme e pagar para transferências de novo filme para criar os arquivos digitais que podemos usar. Ao fazer isso, ajustar a velocidade do filme, nós juntar elementos de filmes diferentes para criar uma obra completa, nós adicionar matizes, acrescentamos intertítulos, e mais óbvio, nós adicionamos novas músicas. Isto literalmente envolve dezenas de milhares de dólares.
    Se você investiu dezenas de milhares de dólares de seu próprio dinheiro em seu negócio ou projeto, você não iria querer proteger seu próprio investimento? É claro que você faria! Isso é tudo o que estamos fazendo. É muito injusto, quando estamos enfrentando muitos desafios para o nosso negócio de ter alguém, como você, dizer para o You Tube que não podemos proteger o nosso próprio investimento. Você faria o mesmo se fosse o seu próprio projeto. Isso é tudo o que estamos fazendo e espero que você possa entender isso, e por favor, remova as coisas negativas que estão dizendo sobre nós on-line. Estamos do seu lado, mas se sair do negócio, e já não têm quaisquer publicações do cinema mudo, em seguida, todos perdem".


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson,

      Essa história que eles contam de ser "obra derivada", nos filmes citados acima não procede, eis que esses filmes não tinham nenhuma modificação em relação a obra original. Eles eram e são somente a obra original.

      Na verdade eles aplicam golpes e devem estar sendo inquiridos por muita gente pois registraram como seus obras famosas do início do século XX.

      A Flicker Alley LLC por enquanto recuou e parece que retiraram o pedido de direito de algus filmes. Ainda não tenho os detalhes.

      Mas continua ocorrendo todos os dias. Tem uns "espertos" querendo se apropriar de obras de domínio público, seja na net ou não.

      Valeu por sua visita e comentário. Se precisar de algo é só entrar em contato.

      Vamos divulgar a cultura por aí...

      Maxx
      TeleCineBrasil

      Excluir
  3. esses fdp estão marcando até pegadinhas como obra deles.

    ResponderExcluir
  4. esses retardados estão marcando até pegadinhas como obra original deles.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...