Destino - Walt Disney & Salvador Dali - 1945 / 2003




 
No ano de 1945 o americano Walt Disney e o espanhol Salvador Dalí resolveram realizar em conjunto um curta-metragem de animação, mas o projeto foi abandonado em 1946. O estúdio enfrentava sérios problemas financeiros no final da Segunda Guerra e não havia boa perspectiva comercial para a obra.

Em 1999, Roy Edward Disney, neto de Walt, encontrou o material e convidou o estúdio parisiense da Disney para dar continuidade ao trabalho tendo assumido a direção Dominique Monfréy que convocou 25 animadores para decifrar os storyboards de Dalí e John Hench. Este último havia trabalhado como desenhista no início do projeto em 1945 e como ainda estava vivo e conhecia profundamente a obra, serviu como.orientador no término desta. O resultado é uma animação que inclui imagens originais de Hench, cenários inspirados nas pinturas de Dalí e também animação feita no computador.

Do projeto original restaram apenas 17 segundos que estão no curta - é a sequência com duas tartarugas. Depois de pronto ficou com seis minutos. Foram quase 60 anos entre o início e a finalização do trabalho e a estréia foi no dia 2 de junho de 2003 no Festival de Cinema de Annecy International Animated, na França. Teve uma indicação para o Oscar de 2003 como Melhor Curta de Animação.

A história mostra Chronos que é a personificação do tempo e sua incapacidade de amar uma mortal. Os personagens lutam mas o tempo sempre vence e determina o destino de todos. O filme não tem diálogo. Música do mexicano Armando Dominguez. 
 

Assistir Destino de Walt Disney e Salvador Dali


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...