Le voyage dans la lune - A Trip to the Moon - Georges Melies - 1902

Famosa cena de Viagem à Lua de Méliès
A lua sempre foi motivo de encantamento. No início dos tempos servindo de inspiração para o surgimento de mitos. Mais recentemente, após o maior desenvolvimento da ciência e da literatura, o satélite da terra passou a ser visto como possível destino das viagens espaciais.

Méliès foi o primeiro a trazer para o cinema esse sonho de ir até a lua. Ele considerava "Le Voyage dans la Lune" sua obra mais importante. Escrito e dirigido pelo próprio, foi inspirado em "Da Terra à Lua" de Júlio Verne e "Os Primeiros Homens na Lua" de HG Wells, sendo um filme revolucionário. O mundo nunca tinha visto nada parecido até então.

Tudo começa com um grupo de cientistas - curiosamente agitados e vestidos como magos - projetando como seria viajar para a lua. Um deles quer construir um canhão cujo projétil levará os tripulantes até lá. O plano é colocado em prática e o canhão é construído e disparado. O plano deu e ao chegar na lua as pessoas que foram dentro da bala encontram os "selenitas" - que são as criaturas que habitam a lua. Estes capturam os humanos que fogem e retornam ao planeta terra. No retorno eles entram na cápsula e "caem" de volta à terra.

Os cenários são muito bem construídos e tem várias partes com a pintura criando a ilusão de profundidade. Ele foi o primeiro a unir a tecnologia cinematográfica nascente com os recursos já consagrados do teatro e mágica. O resultado foram filmes com histórias mais elaboradas do que os que eram feitos até então. Méliès também foi o primeiro a utilizar os efeitos especiais, sendo considerado o criador de tais truques para o cinema.

A genialidade de Méliès o fez ser admirado por vários grandes cineastas, como D.W. Griffith, que disse certa vez que "devia tudo a ele" e Charles Chaplin que o chamava de "o alquimista da luz". O trabalho de Georges Méliès foi realmente revolucionário e a criatividade se mostra em vários aspectos, sendo alguns especialmente interessantes, como a lua com um rosto humano e os habitantes do satélite. O filme foi uma viagem experimental do cinema que fala do sonho de uma viagem espacial quando ainda não existia nem mesmo aviões.

Tudo que faz sucesso é copiado. Méliès, mesmo em sua época, foi copiado tanto na Europa como nos EUA. Os filmes eram, com raras exceções, imitações grosseiras não tão engraçadas ou criativas. Alguns estúdios vendiam os próprios filmes de Méliès como se fossem de sua propriedade. Mas nada muda o fato do filme ser ainda hoje divertido e elegante. São uns poucos minutos que eternizaram o mestre Méliès.


Assistir Le voyage dans la lune online


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...