The Show - Tod Browning - John Gilbert - 1927


O roteiro foi escrito por Waldemer Young com inspiração no romance de Charles Tenney Jackson "The Day of Souls". The Show é uma produção ímpar do cinema mudo seguindo o estilo – quase bizarro - de seu diretor e produtor Tod Browning.

John Gilbert interpreta Cock Robin que comanda o “Palácio das Ilusões” como é denominado o show vaudeville apresentado pelo protagonista no filme. De quebra ele ainda encanta a mulherada da platéia. John Gilbert naquela época tido como um grande símbolo sexual do cinema, rivalizando com Valentino.

Por trás do show mostrado em “The Show” existe amor, ciúme e crime. A coisa fica agitada e Cock é injustamente acusado de assassinato. Sem que ninguém ainda soubesse o verdadeiro assassino planeja cortar cabeças.

 
Em uma das cenas quando aparece "a mão viva de Cleópatra" não pude deixar de lembrar (e rir da lembrança) do mãozinha da Família Addams.

Mas são muitas as atrações exóticas com destaque para "Zela, the half lady", "Arachnadia, the human spider" e "Neptuna, queen of the mermaids".

Impossível também não lembrar de Freaks de 1932 também dirigido por Tod Browning.


O ponto alto do espetáculo apresentado por Cock Robin é a dança dos sete véus de Salomé. Cock sai por uma porta e retorna com barba postiça para interpretar João Batista. Salomé pede a cabeça de João Batista e usando um alçapão e uma espada falsa a cabeça de Batista/Cock é cortada.

John Gilbert     ...         Cock Robin
Renée Adorée  ...        Salome
Lionel Barrymore  ...   "O Grego"
Edward Connelly  ...    Soldado
Gertrude Short   ...       Lena
Andy MacLennan  ...    Empregado


Curiosamente John Gilbert foi escalado para atuar em “The Show” em razão da perseguição de Louis B. Mayer - um executivo da MGM. Diz a lenda que tudo começou após Mayer fazer um comentário ofensivo à Greta Garbo que Gilbert respondeu de forma contundente. O "cartola" do cinema jurou vingança por se sentir constrangido e prometeu que iria acabar com a carreira de Gilbert. A vingança começou em “The Show” e prosseguiu mesmo após a transição para o cinema sonoro. Ele teria até manipulado a voz do ator nos filmes sonoros.

Lenda ou não, o fato é que Gilbert recebia papéis cada vez mais desfavoráveis com consequências devastadoras para sua carreira que entrou em declínio. Não sem antes atuar em Rainha Cristina de 1933 ao lado de sua amada Greta Garbo. Morreu em 1936 em  função do agravamento do alcoolismo.
 


Assistir The Show online



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...