O Circo - The Circus - Charlie Chaplin - 1928


Certamente um dos filmes mais engraçados de Chaplin, massem deixar a reflexão típica de suas obras. Nesse filme o vagabundo ao fugir da polícia, foi confundido com um ladrão, acaba entrando em um picadeiro. O público se diverte com suas  maluquices. Acaba sendo contratado para trabalhar no circo.

Uma das grandes cenas mais divertidas é a de Chaplin na jaula do leão, é tensa e engraçada ao mesmo tempo. Outra muito bacana é a que ele tenta dar um remédio um cavalo que está doente.

O lado mais emocional do personagem se mostra em dois momentos. Uma é quando ele vê a jovem com fome e dá sua comida, mesmo sabendo que ele ficaria com fome. A outra é no final quando Carlitos mesmo apaixonado, prefere vê-la feliz com outro pretendente - que ela amava.

Uma história simples mas que ao ser contada por Chaplin acaba se transformando em mais um filme maravilhoso. Essa é uma daquelas obras que encanta crianças e adultos. As cenas são belas e o ritmo é ágil. Através da expressão corporal provoca boas risadas. Um barato também é a interpretação de Al Ernest Garcia - que faz o dono do circo. Ele se aproveita da inocência de Carlitos para transformá-lo na estrela do espetáculo sem que ele perceba. Quando finalmente descobre o que está acontecendo acaba salvando o circo que está praticamente falido.


Foi o último filme realmente sem som de Chaplin pois tanto "Luzes da Cidade" de 1931 quanto "Tempos Modernos" de 1936 tinham som - música e efeitos sonoros - em alguns trechos. Outra curiosidade é que Chaplin praticou na corda bamba antes do início das filmagens. A cena dele andando foi gravada a 12 metros de altura mas o original se perdeu. O que aparece no filme foi uma refilmagem.



O filme teve um orçamento de aproximadamente U$ 900 mil - uma fortuna na época - e todas as filmagens foram feitas em incríveis 17 dias. Entre 2 e 19 de novembro de 1927.

O Circo - The Circus - Charlie Chaplin - 1928


Leia. Pense. Divulgue.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...