Zimbú - Marcos Strassburger Souza - 2012

Uma bola de futebol cai de um avião e é encontrada por um guerreiro de uma tribo africana. O argumento me lembrou "Os deuses devem estar loucos". Excelente animação.

Diretor: Marcos Strassburger Souza
Ano: 2012                Brasil                   Colorido
Roteiro: Marcos Strassburger Souza
Som: Bill Szilagyi, Daniel Amaro, Hélder Nóbrega
Montagem: Marcos Strassburger Souza
Trilha Sonora: Bill Szilagyi, Daniel Amaro, Hélder Nóbrega

Assistir Zimbú on line


 TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas.

 

All Night - Paul Powell - Rudolph Valentino - 1918

Acho que é o intertítulo mais irreverente que já vi

"All Night", também denominado "One Bright Idea", tem Richard Thayer (Rudolph Valentino creditado como Rudolpho di Valentina) que é um homem tímido que está apaixonado pela jovem Elizabeth Lane (Carmel Myers).

Ele quer pedir a mão da moça em casamento mas nunca consegue ficar sozinho com Beth pois ela é constantemente cercada por admiradores e por seu pai, o Coronel Lane (Wadsworth Harris).




Richard explica sua situação aos seus amigos William e Maude Harcourt (Charles Dorian e Mary Warren) e eles concordam em ajudar Richard e Beth organizando um jantar privado em sua casa. O pai de Beth concorda em deixá-la ir mas insiste que ela deve retornar às 11 horas.

No dia marcado para o jantar William Harcourt recebe um telegrama de um possível futuro sócio, Bradford (William Dyer), informando que ele chegará naquela noite. Isso deixa os Harcourts em pânico.
 


William hipotecou sua casa e as economias de toda a vida para comprar uma mina de cobre e está contando com o investimento de milhões de dólares de Bradford para tocar o negócio. O problema é que ele não tem mais nenhum empregado na casa pois os despediu num momento de raiva.

Os quatro amigos elaboram um plano para tentar salvar o negócio, Richard e Beth vão se passar pelos Harcourts e estes serão os empregados pois estão familiarizados com as coisas da casa.


Começa dando certo mas quando Bradford, um homem bastante estranho, começa a flertar com Maude Harcourt e resolve passar a noite na casa. A situação piora ainda mais quando Beth perde a hora de retornar seu pai aparece para procurá-la.

All Night é um dos primeiros filmes de Valentino e um dos poucos em que desempenha um papel engraçado, bem diferente do estilo galã que o eternizou.

Somente uma cópia completa foi encontrada e esta sofreu forte deterioração nitrato, mas o resultado da recuperação ficou muito bom e a obra está completa e vale ser vista.

Paul Powell dirigiu mais de 80 filmes durante sua carreira. Um deles, o clássico Pollyanna de 1919/1920, que tem Mary Pickford no papel principal e em breve estará on line aqui também.

Assistir All Night com Rudolph Valentino on line


The Count - Charles Chaplin - 1916



Esse foi o quinto dos doze filmes de curta-metragem feitos por Chaplin durante seu contrato com a Mutual Film Corporation. Em todos ele editou, escreveu, dirigiu, produziu e atuou com total liberdade.

O filme mostra Eric Campbell como um alfaiate e Carlitos seu assistente, que logo é demitido por sua absoluta incompetência - ele é incapaz de medir uma senhora e ainda queima as calças de um conde, cliente da alfaiataria, que deveria passar. Destaque para a cena do baile cuja dança de Chaplin é engraçadíssima.

Elenco
Charles Chaplin .... aprendiz de alfaite
Edna Purviance .... Miss Moneybags
Eric Campbell .... alfaiate
Leo White .... conde Broko (não creditado)
Leota Bryan .... jovem (não creditada)
James T. Kelley .... mordomo (não creditado)
Charlotte Mineau .... Mrs. Moneybags (não creditada)
May White .... senhora gorda (não creditada)
Frank J. Coleman .... policial (não creditado)

Assistir The Count de Charles Chaplin on line




One A. M. - Charles Chaplin - 1916


Mais um excelente filme de curta duração de Charles Chaplin. Nesse filme o único personagem é o próprio Carlitos - exceto no início do filme quando Albert Austin aparece como um taxista que deixa o Carlitos em sua casa.

A história é muito simples, um homem bêbado quer chegar até a cama e dormir, mas enfrenta vários "obstáculos" até lá.

Esse foi um dos 12 curtas filmados na Lone Star Corporation entre 1916 e 1917.

Para assistir e rir.




Assistir One A. M. de Charles Chaplin on line




The Cure - Charles Chaplin - 1917

Neste filme Chaplin não interpreta seu tradicional Vagabundo. Em vez disso, ele é um alcoólatra rico que vai para um spa para buscar a cura de seu alcoolismo.

A tal cura consiste em descansar, beber muita água mineral e parar com a bebida. Mas sua bagagem é composta de várias garrafas e isso, como seria de se esperar, vai gerar muita confusão.

Foi o décimo dos doze filmes feitos por Chaplin através da Lone Star em seu contrato assinado com a Mutual Film. Essa foi a fase de sua carreira que o consolidou, não só como ator, mas também como roterista e diretor de seus próprios filmes.


Elenco

Charles Chaplin
Edna Purviance
Eric Campbell
Henry Bergman
John Rand
James T. Kelley
Albert Austin
Frank J. Coleman


Mais informações IMDb.
 Assistir The Cure de Charles Chaplin


The Pawnshop - A loja de penhores - Charles Chaplin - 1916

 
Certamente um dos filmes de curta metragem mais engraçados do Chaplin.

A cena em que um cliente traz um relógio e Chaplin examina-o como se fosse um médico é muito legal. Esta e outras foram posteriormente "roubadas" por outros comediantes.

Charlie interpreta o assistente em uma loja de penhores. Ele chega atrasado e envolve-se numa tumultuada disputa com outro assistente enquanto faz a limpeza.
 

Quando vai para o lado externo da loja desastradamente bate repetidas vezes com uma escada e outros apetrechos no funcionário e em um policial.

Ao voltar para o interior da loja vai para a cozinha para flertar com a filha do patrão que está por lá.

Retorna ao balcão da loja e começa a atender vários clientes. Destaque para a já citada cena do homem que quer penhorar um relógio e assiste espantado como Charlie examina-o como um médico até decretá-lo morto.



Impedido (por pouco) de realizar um teste com ácido em um peixinho de uma senhora, Charlie é mandado novamente para o fundo da loja e continua sua batalha com o outro funcionário. Como acaba escondido não é visto pelo ladrão que rouba o cofre e mantém os outros sob a mira da arma. Charlie surge heróico, derruba o vilão e beija a mocinha.




Elenco

Charles Chaplin ... Assistente da loja
Henry Bergman ... Patrão
Edna Purviance ... filha
John Rand ...  Assistente da loja
Albert Austin ... Cliente com o relógio
Wesley Ruggles ... Cliente com anel
Eric Campbell ... Assaltante
James T. Kelley ... cliente com peixinho
Frank J. Coleman ... Policial

Assistir The Pawnshop - A loja de penhores - on line




Fantasma do Espaço - Phantom from Space - W. Lee Wilder - Colorizado - Legendado - 1953



 
Chamado por aqui de Fantasma do Espaço, Il fantasma dello spazio na Itália, e denominado originalmente Phantom From Space, é uma típica ficção científica dos anos 50.

Filme dirigido por W. Lee Wilder, irmão do genial cineasta Billy Wilder, roteiro de William Raynor com base em uma história de Myles Wilder, filho do diretor.


 


Vamos começar pelo elenco que é... meio... assim... o elenco é, e pronto.

A história gira em torno de um OVNI que cai nos EUA. Seu ocupante sobrevive (Dick Sands) e vestindo uma roupa parecida com um escafandro anda sem rumo, matando várias pessoas pelo caminho. É perseguido e, por causa de sua invisibilidade - segundo as testemunhas que dizem não ver ninguém dentro do capacete – é chamado de fantasma.
 


O Tenente Bowers (Harry Landers) é o responsável pela perseguição e também pela proteção de Barbara Randall (Noreen Nash), que fez contato com o alienígena.

Filme B com a típica história óbvia e interpretações fraquinhas. O capacete do alienígena é absolutamente ridículo. Trash total.

Para quem gosta do gênero é divertido e vale ser visto, pois é garantido dar boas risadas.




Ao lado as imagens do alien. É ou não é a "cara" do surfista prateado.
 
Optei por colocar a cópia colorizada, e não a preto e branco original, por estar a qualidade da imagem bastante melhorada.




Assistir Fantasma do Espaço - Phantom from Space - Colorizado - Legendado - on line


The Quatermass Xperiment - Terror que mata - Val Guest - Legendado - 1955

 
A história mostra um foguete que é lançado ao espaço pela equipe liderada pelo Professor Bernard Quatermass (Brian Donlevy), mas quando retorna dois dos três membros da tripulação desapareceram misteriosamente. O terceiro astronauta retorna vivo, Victor Carroon (Richard Wordsworth), mas começa a sofrer uma lenta metamorfose.

Durante o avanço da transformação começa a matar seres humanos e animais para se alimentar, e passa a ser seguido pelo Inspetor Lomax (Jack Warner). Quatermass percebe então que este é o caminho escolhido por uma forma alienígena de vida para invadir a Terra.

É o velho, mas sempre novo, tema de Prometeu retomado num argumento onde tudo gira em torno de um cientista de tal forma obcecado com o seu ofício que acaba tornando-se o "vilão" da história.




Os efeitos especiais vistos hoje, como é bastante comum, são rudimentares. A nave espacial é um brinquedo, o monstro é pouco convincente, mas deve-se concentrar na história, que realmente vale a pena conhecer.

A narrativa é envolvente e o tipo de problema que suscita e traz à reflexão é até hoje relevante que as eventuais falhas acabam por ficar em segundo plano.

A ação é tão bem construída que transforma "The Quatermass Experiment" em um filme B respeitável.

O invulgar "Xperiment" no título apontou para os cinéfilos britânicos que este foi o primeiro filme com alguma restrição exibido por lá. Explico: A British Board of Film Censors havia instituído o uso do "X" para indicar que certos filmes tinham temas que poderiam ser muito fortes para pessoas com menores de 16 anos. O título do filme explorou isso pela grafia da palavra "Xperiment".


 


Esse filme foi um remake de uma série da BBC para a TV em 6 capítulos de 1953 denominada The Quatermass Experiment.

O filme teve também várias sequências e refilmagens. Foram elas Quatermass II: Enemy from Space (1957), Five Million Years to Earth (1967), The Quatermass Conclusion (1979), Quatermass (1979) e The Quatermass Experiment (2005).

Curiosamente o filme alcançou mais visibilidade quando em 1956 os pais de Stewart Cohen quiseram processar a United Artists depois que o menino, de nove anos, morreu no lobby do cinema.
 
Alguns anos depois o caso entrou para o Livro Guinness dos Recordes como o único caso conhecido de alguém que, literalmente, morreu de medo em um filme de terror.




The Quatermass Xperiment
Frankenstein
A atriz, e anos depois noiva de Paul McCartney, Jane Asher faz o papel da menina que tenta ficar amiga de Victor Carroon. O encontro casual é uma clara referência ao clássico Frankenstein, na cena onde a pequena Maria e o monstro se encontram na beira do lago.



Assistir The Quatermass Xperiment on line



Howlin' Wolf - Smokestack Lightning



Ah-oh, smokestack
lightnin'
Shinin', just like gold
Why don't ya hear me cryin'?
A-whoo-hooo, oooo
Whooo
Whoa-oh, tell me, baby,
What's the, matter with you?
Why don't ya hear me cryin'?
Whoo-hooo, whoo-hooo
Whooo
Whoa-oh, tell me, baby,
Where did ya, stay last night?
A-why don't ya hear me cryin'?
Whoo-hooo, whoo-hooo
Whooo
Whoa-oh, stop your train,
Let her, go for a ride
Why don't ya hear me cryin'?
Whoo-hooo, whoo-hooo
Whooo
Whoa-oh, fare ya well
Never see, a you no more
A-why don't ya hear me cryin'?
Oooo, whoo-hooo, whoo-hooo
Whooo
Whoa-oh, who been here baby since,
I-I been gone, a little, bitty boy?
Girl, be on
A-whoo-hooo, whoo-hooo
Whooo

Hoje tem Felicidade - Lisiane Cohen - 2003


Direçãor: Lisiane Cohen
Elenco: Rui Rezende, Thelma Reston
Duração: 14 min     Ano: 2005
País: Brasil
Cor: Colorido

Melhor Ficção no Curta-se - Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe em 2005
Prêmio Revelação no Curta-se - Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe em 2005

Festival Internacional de Curtas de São Paulo
Mostra Brasil Plural
Curta-se - Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe
FAM - Florianópolis
Alucine - Latin-American Film Festival of Toronto
Festival de Cinema de Belém
Brazilian Film Festival
Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba
Festival de Cortos La Boca del Lobo

Sinopse: Um cotidiano. Uma rotina. Uma história onde uma mudança não é uma mudança. Esta é a vida de Rui, um homem que busca uma alternativa para ser feliz.

Assistir Hoje tem felicidade on line


 TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas.

 

And Then There Were None - O vingador invisível - René Clair - Legendado - 1945



 
 
Excelente adaptação para o cinema do livro de Agatha Christie (O caso dos dez negrinhos) - e embora não siga fielmente o original - cada personagem é muito bem retratado por atores talentosos e a história é contada em ritmo adequado.

Mas filmes são filmes e livros são livros. Comparações normalmente serão injustas pois são linguagens muito diferentes.

O maior barato da história (filme ou livro) de Agatha Christie está no prazer em desvendar o crime sendo as questões solucionadas de uma forma crível e realista.

A música se encaixa na ação dos personagens. A fotografia em preto e branco combina com o clima do filme.

Um filme que certamente você vai gostar de assistir.

Elenco completo.







Assistir And Then There Were None on line

And Then There Were None - O vingador invisível - René Clair - Legendado - 1945 por Telecinebrasil  no Videolog.tv.

Alchimiste Parafaragamus ou La cornue infernale - The Mysterious Retort - Georges Méliès - 1906


Não há propriamente uma história mas sim uma sequência de imagens em movimento. Algumas surpreendentes.

A película mostra um alquimista sonolento que é atormentado por várias criaturas que vão surgindo de uma espécie de frasco de vidro (disseram-me que tal frasco é chamado de "retort" e "cornue" - o que explica o nome na França e EUA - se alguém puder confirmar).

Filme bastante divertido, como é típico de Melies.

Novela - Otto Guerra - 1992


Animação
Diretor: Otto Guerra
Ano: 1992
País: Brasil
Colorido
Produção: Flávia Seligman
Roteiro: Adalgisa Luz, Otto Guerra
Edição: Pedro Oliveira
Animação: Tadao Miaqui
Câmera: Adalgisa Luz, Daniel Uriart, Otto Guerra, Paulo Ferreira
Música: Chico Ferretti, Geraldo Flach, Ricardo Severo
Cenários: Eloar Guazelli, Paula Mastroberti, Tadao Miaqui

Prêmios 
2º Lugar no Festival de Havana em 1993
Melhor Curta no Rio Cine em 1993
Melhor Curta - Júri Popular no Festival de Cinema de Gramado em 1993
Prêmio de Incentivo Itaú no Festival de Guarnicê em 1996
Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Gramado em 1993
Troféu São Luís no Festival de Guarnicê em 1996

TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas.

Assistir Novela on line
 

Les apparitions fugitives - The Fugitive Apparitions - Georges Méliès - 1904


Mais um dos mais de 500 filmes dirigidos pelo mestre do primeiro cinema.

Trata-se de uma sequência de truques de aparecimento e desaparecimento, como em um show de mágica.

Tudo muito simples, mas considere que a obra é mais que centenária e verá quão revolucionária parecia aos olhos da platéias daquela época.

Isso é Georges Méliès.



Assistir Les apparitions fugitives on line

Les apparitions fugitives - The Fugitive Apparitions - Georges Méliès - 1904 por Telecinebrasil  no Videolog.tv.

Soundgarden - My Wave

 Pra começar bem o dia recomenda-se ouvir bem alto.



 
Minha Onda

Pegue, se você quiser um pouco
Se quiser um pedaço
Se te parece certo

Quebre, se você gosta do som
Se isso te anima
Se isso te põe pra baixo

Compartilhe, se isso te faz dormir
Se te liberta
Se te ajuda a respirar

Mas não venha até aqui
Mijar no meu portão
Guarde pra você e fique
Longe da minha onda...

Chore, se você quiser chorar
Se te ajuda a enxergar
Se limpa os seus olhos.

Odeie, se quiser odiar
Se te mantém seguro
Se te faz mais corajoso

Reze, se quiser rezar
Se gosta de se ajoelhar
Se gosta de se acomodar

Mas não venha até aqui
Mijar no meu portão
Guarde pra você e fique
Longe da minha onda...
Fique longe da minha onda
Fique longe da minha onda
Fique longe da minha onda
Minha Onda

Chore, se você quiser chorar
Se te ajuda a enxergar
Se limpa os seus olhos

Odeie, se quiser odiar
Se te mantém seguro
Se te faz mais corajoso

Pegue, se você quiser um pouco
Se quiser um pedaço
Se te parece certo

Mas não venha até aqui
Mijar no meu portão
Guarde pra você e fique
Longe da minha onda...
Fique longe da minha onda
Fique longe da minha onda
Minha Onda

Cinema Marginal - Cavi Borges - 2006

Diretor: Cavi Borges
Duração: 12 min     Ano: 2006     
País: Brasil     
Colorido
Sinopse: Documentário sobre movimento que marcou o cinema brasileiro na decada de 70, conhecido como Cinema Marginal.
Mostra do Filme Livre
Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Vide Vídeo
Perro Loco
REC - Festival Nacional de Vídeos Universitários



 Assistir Cinema Marginal on line


TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas

Guerre planetarie - Battle of the Worlds - Antonio Margheriti - Giuliano Gemma - Legendado - 1961



A aventura começa mostrando o Dr. Fred Steele (Umberto Orsini) e Eve Barnett (Maya Brent) trabalham juntos em um observatório astronômico localizado em uma ilha. Steele teve seu pedido de transferência aprovado eles vão deixar a ilha para se casar. Mas os cientistas descobrem o "Outsider" - que entrou no sistema solar, e que está em rota de colisão com a Terra.

O brilhante e mal-humorado Professor Benson (Claude Rains) – que mora em uma estufa com seu cachorro - prevê que o Outsider não vai se chocar com a Terra, mas passar próximo.

Mas Benson se espanta quando o planeta inicia uma órbita e conclui que o Outsider é controlado por uma inteligência alienígena. Então ele convoca um conselho científico e propõe destruí-lo.


 


Contra sua vontade uma expedição é lançada para estudar o novo planeta. Quando se aproximam vários discos – que são naves alienígenas – decolam do planeta e destroem a nave da Terra.

O planeta se movimenta em direção à Terra e isso produz uma série de furacões e tempestades, deixando claro que a terra pode ser destruída.


 
Benson descobre que as naves alienígenas são controlados por computador e inventa uma maneira de assumir o controle do Outsider. Enquanto isso, um plano é traçado para lançar um ataque contra o planeta.

É uma corrida contra o tempo e os membros da expedição tentam voltar para sua nave antes que as ogivas nucleares acabem com tudo. Benson se recusa a ir embora afirmando que a vida sem conhecimento científico não é digna de ser vivida.

 
As ogivas atingem o objetivo e o Outsider é destruído.

Os efeitos especiais são o mais divertido do filme, considerando terem sido produzidos faz tanto tempo (1961). Atualmente, com o uso da computação gráfica, esses efeitos podem ser considerados ruins, mas na época nem se sonhava em existir tal tecnologia.

Esse é um daqueles filmes que na época que foram produzidos eram ficção científica "séria", mas por parecerem "datados", hoje são pura diversão.

 



O italiano Antonio Margheriti usou na maioria dos seus filmes o pseudônimo Anthony Dawson. O ator, e também italiano, Giuliano Gemma ainda era desconhecido e teve um papel sem destaque - é um dos seus primeiros filmes – tendo se tornado famoso alguns tempo depois em diversos faroestes italianos.

Mais informações e elenco completo no IMDb.




Assistir Guerre planetarie - Battle of the Worlds - Legendado on line

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...