A Familia Addams - Episódio 08 - Gomez de Olhos Verdes - 1964 - Dublado


"Uma familia divertida, atrapalhada sobre essa comedia de Charles Addams. Isso começou com quadrinhos de jornal como tirinhas rápidas contando de uma familia esquisita, isso até 1964 com o grande elenco de Carolyn Jones (Morticia), John Astin (Gomez), Lisa Loring (Vandinha) , Ken Weathervax (Feioso), Jackie Coogan (Tio Chico) , Blossom Rock (Vovó), Ted Cassidy (Tropeço), deram vida em personagens de Charles. ..."Os Addams tinham como animais de estimação uma aranha, um leão, um polvo e duas piranhas, sendo que Mortícia tratava sua planta carnívora, chamada de Cleópatra, como se fosse um animalzinho. Adaptada por David Levy e Nat Perrin, a 'típica família americana', do ponto de vista macabro, estreou na televisão em 1964"... (jornalista : Fernanda Furquim, revista abril , 07/01/2012)

Colaboração: yasmintibinha2




Kenneth Anger - Cineasta, louco, estranho e genial

Um cineasta realmente único. O underground do underground. Esse é Kenneth Anger com seus filmes hipnóticos, psicodélicos. Abaixo uma breve coletânea para assistir on line.

Lucifer Rising

Talvez o mais famoso curta-metragem do cineasta, louco, estranho e genial Kenneth Anger. Em 1966 contratou Bobby Beausoleil para compor as músicas do filme, mas o projeto foi abandonado em 1967 após um desentendimento entre os dois. Anger então usou o material para fazer outro curta-metragem denominado Invocation of My Demon Brother. Bobby Beausoleil foi acusado de assassinar Gary Hinman quando se envolveu com Charles Manson em 1970. Kenneth Anger retomou as filmagens alguns anos depois. Na prisão, Bobby Beausoleil escreveu e gravou a trilha sonora do filme. Jimmy Page também compôs uma trilha sonora para esse filme que acabou não sendo integrado a obra, mas as músicas foram lançadas recentemente pelo próprio Page.




Rabbit's Moon - 1950

Filmado em 35 mm o curta mostra um palhaço que decide ir para a lua onde vive um coelho. Conforme eu disse acima: Kenneth Anger é cineasta, louco, estranho e genial.




Inauguration of the Pleasure Dome - 1954

Figuras históricas, personagens bíblicos e criaturas míticas se reúnem na cúpula prazer. Afrodite, Lilith, Ísis, Kali, Astarte, Nero, Pan, a Grande Besta e a Mulher Escarlate são parte de uma festa visual de imagens sobrepostas, alucinações. A cúpula é prisão e celebração.




Invocation of My Demon Brother - 1969

Curta experimental cuja trilha sonora original foi composta por Mick Jagger. Montado a partir de recortes da primeira versão do filme Lucifer Rising quando o projeto foi suspenso pela primeira vez. Invocation of My Demon Brother foi premiado no Film Culture e seu diretor Kenneth Anger ganhou esse prêmio em cinco ocasiões diferentes.




The Man We Want To Hang - 2002

Uma obra mais recente que mostra um grande mosaico de imagens. Gostei muito desse filme, especialmente da boa música e algumas belíssimas imagens.


Swordfish - Mix by Paul Oakenfold - Planet Rock

Don't talk. Just listen.
 

Josué de Castro - Cidadão do Mundo - Silvio Tendler - 1994

Médico, geógrafo, sociólogo e político, Josué de Castro foi um pioneiro no combate à fome no mundo. Em meados do século XX apresentou propostas de incentivo à agricultura familiar e criação de restaurantes populares.

Foi presidente do Fundo para a Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas (FAO/ONU) e indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Seu livro "Geografia da Fome" foi publicado em mais de 25 línguas.

Mas nem assim é conhecido pelo povo brasileiro que normalmente tem preocupações mais nobres como questionamentos sobre quem ganhará o próximo reality show ou qual o salário pago ao craque da vez.

Não apóie o culto à ignorância. Divulgue a arte, a cultura e as grandes idéias. Não deixe que o emburrecimento em massa que se alastra como uma praga pelo mundo tome conta de você e dos que estão a sua volta.

Ficha técnica:

Título: Josué de Castro, Cidadão do Mundo
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Adolfo Lachtermacher, Josué de Castro Filho, Silvio Tendler, Tânia Fusco
Elenco: Francisco Milani (Narrador/voz), José Wilker (Narrador/voz)
Produtores: Adolfo Lachtermacher
País de Origem: Brasil
Ano: 1994

Assistir Josué de Castro - Cidadão do Mundo - on line


 

Tumbleweeds - O Rei do Deserto - William S. Hart - King Baggot - 1925 - Legendado

O enredo mostra a corrida por terras que foram tomadas dos Cherokee em Oklahoma e no ano de 1899 distribuídas pelo governo para quem quissesse por lá se estabelecer.
 
Ironicamente, a planta - tumbleweed que dá nome ao filme não são nativas da américa do norte. São originárias da Rússia.

Carver (Hart) e seu amigo Kentucky Rose (Lucien Littlefield) ganham a vida como "tumbleweeds" - como também eram denominados os vaqueiros - quando decidem tomar parte na corrida pela terra.


Assistir Tumbleweeds - O Rei do Deserto - on line




Brother Ali - Uncle Sam Goddamn


Meu Medo - Murilo Hauser - 2010

TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas


Diretor: Murilo Hauser
Co-produção: Frederico Machuca, Henrique Martins, Murilo Hauser
Fotografia: Frederico Machuca, Murilo Hauser
Roteiro: Henrique Martins, Murilo Hauser
Direção de Arte: Henrique Martins
Animação: Zé Alexandre
Edição de som: Eduardo Virmond Lima
Mixagem: Alessandro Laroca
Montagem: Murilo Hauser

Melhor Animação no Animation Block Party em 2011
Melhor Animação no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em 2010
Melhor Animação no FANTASPOA - Festival Internacional de Cinema Fantástico em 2010
Melhor Direção de Arte no Mostra Londrina de Cinema em 2010
Melhor Direção de Arte no Mostra Marília de Cinema em 2010
Melhor Diretor no Cine Ceará em 2010
Melhor Diretor no Mostra Londrina de Cinema em 2010
Melhor Filme no Mostra Londrina de Cinema em 2010
Melhor Filme - Júri Popular no Animaldiçoados em 2011
Melhor Filme - Júri Popular no Festival do Juri Popular em 2011
Melhor Montagem no Festival do Juri Popular em 2011
Melhor Montagem no Festival Internazionale del Cortometraggio di Resana em 2011
Melhor Roteiro no Mostra Londrina de Cinema em 2010
Melhor Roteiro no Mostra Marília de Cinema em 2010
Melhor Som no ANIMAGE - Festival Internacional de Cinema de Animação em 2011
Melhor Som no Mostra Londrina de Cinema em 2010
Menção Honrosa no Mostra Londrina de Cinema em 2010
Prêmio Aquisição Porta Curtas no Festival do Juri Popular em 2011
 

Sinopse: Independente da causa, o medo faz com que os sentidos da visão e da audição sejam instantaneamente aguçados. O ser amedrontado permanece imóvel, sem respirar, ou se esconde em uma reação instintiva. O coração bate rápido. A respiração acelera. As pupilas dilatam. Isso é sentir medo.
  
Assistir Meu Medo on line



Leia. Pense. Divulgue. Participe.

Hell's Angels - Anjos do Inferno - Howard Hughes - 1930 - Legendado


Esse é um daqueles filmes cheios de histórias por trás da história. São tantas e tão interessantes que deram origem ao filme “O Aviador” estrelado por Leonardo DiCaprio. Em 1962 Stanley Kubrick citou a obra como um de seus 10 filmes favoritos.

Hell´s Angels foi resultado do esforço e fortuna pessoal de Howard Hughes, um milionário apaixonado por cinema e aviação. O filme junta as duas paixões e de quebra, por tornar-se famoso em Hollywood, acabou conquistando – entre outras - Jean Harlow, Ava Gardner e Katharine Hepburn.


As filmagens começaram em 1927 mas só estreou em 15 de novembro de 1930 e estavam presentes todas as estrelas e envolvidos na produção, bem como Buster Keaton, Dolores del Río, Talmadge Norma, MaryPickford, Dove Billie, Douglas Fairbanks e Charlie Chaplin.

Era o mais caro filme do mundo até então. Custou em torno de 3,8 milhões de dólares, o que era uma enorme fortuna na época. Corresponde a aproximadamente 120 milhões de dólares em 2012. Faturou quase 8 milhões de dólares nas bilheterias.

Por querer um filme com total realismo o diretor contratou mais de setenta pilotos de combate e vários acidentes aconteceram durante as filmagens. Alguns foram fatais. O próprio Howard Hughes quase morreu ao cair pouco depois de decolar em uma cena onde ele pilotaria um dos aviões. Esses acidentes acabaram contribuindo para a notoriedade do filme.

Al Wilson, um dos pilotos que participavam das filmagens, caiu com seu Fokker mas conseguiu saltar. O avião foi destrído mas ele sobreviveu. Pouco tempo depois um piloto bateu na rede de alta tensão e outro ficou sem combustível em pleno vôo. Ambos morreram. Outra morte aconteceu com um piloto, que sem filmagem, teve um problema mecânico no avião.

Quando faziam uma das cenas de combate, em uma manobra onde o avião deveria ir quase até ao chão, Al Wilson levava um auxiliar (Phil Jones) que manuseava o equipamento de fumaça, mas quando o Sikorski ganhou velocidade no mergulho a asa direita do aparelho se rompeu. O piloto mais uma vez pulou de páraquedas, mas o auxiliar morreu. Os pilotos Dick Grace e Frank Clarke haviam se recusado a fazer a manobra por considerarem-na muito perigosa, o que se mostrou verdadeiro após o acidente.

Originalmente era feito para ser um filme mudo, mas no meio das filmagens a tecnologia sonora tornou-se disponível. Hughes então decidiu refazer praticamente tudo. Embora tenha sido relatado por alguns historiadores que Hughes retirou todo o material silencioso quem prestar atenção nas cenas do dirigível verá que as vozes estão fora de sincronia. Além disso, em alguns momentos do filme a ação parece acelerada, o que faz supor que pode ter sido feita a 18 quadros por segundo (cinemasilencioso) em vez de 24 quadros por segundo (cinema sonoro). O fato é que para cada minuto de filme pronto foram feitos quase 250 minutos de filmagens. Impressionante mesmo hoje na era digital.


 

Uma impressão a cores do filme, que se pensava perdida, foi encontrada em 1989 por Michael Wayne no cofre pessoal de seu pai, John Wayne, dez anos após a morte do ator. Em homenagem a sua descoberta o jovem Wayne aparece nos créditos da versão restaurada. Possivelmente Wayne pai recebeu a cópia do próprio Howard Hughes, pois atuou em Jet Pilot, dirigido por Hughes em 1949 mas só foi lançado em 1957.




Sinopse

O filme mostra os irmãos Roy (James Hall) e Monte Rutledge (Ben Lyon). Roy apaixona-se por Helen (Jean Harlow). Monte, por sua vez, é um mulherengo que não deixa passar nem a namorada do irmão. O melhor amigo de ambos é um estudante alemão de nome Karl (John Darrow). Karl é recrutado para a Força Aérea Alemã e os dois irmãos britânicos se alistam na Royal Flying Corps. Roy é movido pelo entusiasmo e senso de dever e Monte o faz para ganhar mais mulheres.


Assistir Hell's Angels - Legendado - on line



Let's make Money - Ervim Wagenhofer - 2008 - Legendado



Documentário austríaco produzido em 2008 do diretor Ervim Wagenhofer que mostra informações e entrevistas que não são divulgadas pela grande mídia e explicam muito sobre o que se passa à nossa volta. Muito útil para aqueles que não entendem, por exemplo, porque a taxa de juros é tão alta, os salários são tão ruins, a educação é um lixo, etc.

Agradecimentos ao Canal GSP que disponibilizou o documentário legendado on line.




Assistir Let's make Money on line


A Familia Addams - Episódio 07 - Halloween com a Família Addams - 1964 - Dublado



Na casa dos Addams o Halloween é a festa mais esperada, e nesse ano um par de convidados inesperados acaba participando - dois homens que estavam fugindo da polícia. Os criminosos são aceitos como festeiros e resolvem ficar um pouco mais. Eles descobrem que a mesa de Gomez está cheia de dinheiro.






 Assistir Halloween com a Família Addams on line


The Gunfighter - O Matador - Henry King - Gregory Peck - 1950


Agradecimentos ao Geraldão Movies, onde descobri esse filme.

Texto retirado do canal: "O famoso pistoleiro Jimmy Ringo cavalga até a cidade para encontrar seu verdadeiro amor, que não quer vê-lo. Ele não veio à procura de problemas, mas o problema encontra-o em cada esquina."

Mais informações IMDb.

Um filme muito bom, especialmente para os fãs de faroeste.




Assistir The Gunfighter - O Matador - on line


Green Day - Minority - Legendado

Bom ouvir bem alto :)


Betty Boop - Little Nobody - Max Fleischer - Dave Fleischer - 1936

Produção do Fleischer Studios com sua principal personagem, a eterna musa da animação Betty Boop. Assim como todas os desenhos da Betty pós-censura sofrida em 1934 - por conta de suas roupas sensuais – a personagem está mais “recatada”, mas definitivamente ela não era um personagem cuti-cuti da Disney. Em 1939 a coisa ficou pior e ela foi proibida de aparecer nas telas de cinema.

Apesar de ficar por anos sumida das telas ela ainda fazia sucesso na forma de brinquedos e voltou ao cinema numa breve aparição em “Uma Cilada para Roger Rabbit” de 1984 usando as roupas sensuais que já usava mais de meio século antes.


Assistir Little Nobody on line



Trecho com a Betty Boop em Uma Cilada para Roger Rabbit


Frequently Asked Questions About Time Travel - Perguntas frequentes sobre viagem no tempo - Gareth Carrivick - Legendado - 2009

Filme incorporado ao blog a partir do canal Youtube do Alberto Machado.

Uma obra simples, inteligente e divertida. Mostra três amigos que viajam através do tempo após terem entrado no banheiro de um bar. A partir disso inicia-se uma série de problemas e dúvidas do que realmente está (ou não) acontecendo.

Assistir Perguntas frequentes sobre viagem no tempo on line


Beyond Citizen Kane - Muito Além do Cidadao Kane - Simon Hartog - 1993




Documentário que mostra o envolvimento da Globo à ditadura militar no Brasil e sua parceria com a atualmente denominada Time Warner. Na época dos fatos narrados chama-se Time-Life.

Manipulação é a palavra de ordem, mas mostra também um suposto auxílio dado a uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola. Mostra também a cobertura tendenciosa das Diretas-Já em 1984, o favorecimento dado ao então candidato Fernando Collor, além de inexplicáveis negociações envolvendo ações da NEC Corporation e contratos governamentais quando José Sarney era presidente da República.

São muitos depoimentos, entre eles de personalidades como Chico Buarque, Leonel Brizola, Antônio Carlos Magalhães, Armando Falcão, Washington Olivetto, Dias Gomes, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Lula.

Transmitido em setembro de 1993 no Channel 4 do Reino Unido, teve sua transmissão adiada por mais de um ano pois a Rede Globo contestou os produtores devido ao uso sem permissão de pequenos fragmentos de programas da emissora.

A primeira exibição pública no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em março de 1994 mas um dia antes a polícia militar cumpriu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme.

Em 1995, a Globo entrou com um pedido na Justiça para tentar apreender as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo (USP), mas o pedido foi negado.

A Rede Globo tentou comprar os direitos de exibição do programa no Brasil, certamente para impedir sua exibição, entretanto, antes de morrer, Hartog tinha feito um acordo com organizações brasileiras para que os direitos de exibição do documentário não caíssem nas mãos da Globo, a fim de que este pudesse ser amplamente conhecido tanto por organizações políticas quanto culturais. Até hoje uma decisão judicial proíbe a exibição de Beyond Citizen Kane no Brasil.

Em agosto de 2009, no auge de uma guerra empresarial entre as emissoras, a Globo divulgou acusações de suposta lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, a Record então comprou os direitos de transmissão do documentário por aproximadamente 20 mil dólares e espera a autorização da justiça para trasmiti-lo.

O filme só se tornou amplamente visto a partir do ano 2000 graças à popularização da internet.

Assistir Muito Além do Cidadao Kane on line


 
Nós, que temos blogs e somos, de certa forma, a alternativa de acesso a cultura gratuita, de qualidade e sem os filtros da grande mídia, temos que divulgar (cada vez mais) as ameaças à liberdade de expressão.

Leia. Pense. Divulgue. Participe. 
 

Se você já teve problemas com uso de material de domínio público ou sabe de algum caso dessa natureza, deixe seu comentário e ajude a divulgar.

Se ainda não teve, indo as coisas como estão, é só uma questão de tempo.

O Morro da Guerra Eterna - Mauro D`Addio - 2011


"Sinopse: Diz a lenda que todo Natal, exatamente meia-noite, dois exércitos fantasmas voltam do além e se enfrentam no morro de Edgehill. Neste natal o garoto Tim e seu fiel cachorro, resolvem conferir de perto se a lenda é verdade ou lorota!"


TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas

Leia. Pense. Divulgue. Participe.

Rebecca a mulher inesquecível - Alfred Hitchcock - 1940 - Legendado
















Uma jovem - que não tem o seu nome revelado - interpretada por  Joan Fontaine, trabalha com Edythe Van Hopper (Florence Bates). Quando estão em Monte Carlo a jovem conhece Maximilian "Maxim" de Winter (Laurence Olivier). Em pouco tempo se apaixonam e resolvem se casar.
 




Maxim leva a esposa para morar em Manderley, uma casa de campo em Cornwall, mas a receptividade por lá não é muito boa, especialmente por parte da Sra. Danvers (Judith Anderson) que é governanta na mansão desde o casamento anterior do milionário. A Sra. Danvers nutre uma admiração doentia pela já falecida Rebecca. A presença incessante da memória de Rebecca impõe-se como uma verdadeira tortura para a jovem. Mas existem segredos que vão se revelando durante o decorrer da história. Suspense no melhor estilo do mestre Hitchcock.



Muitas atrizes fizeram testes para interpretar a Sra. Winter, e Vivien Leigh era, na época, namorada de Laurence Olivier. Como ela não foi a escolhida Olivier passou a maltratar Joan Fontaine fazendo a atriz se sentir isolada durante as gravações. Como isso se refletia adequadamente na composição da personagem, Hitchcock ordenou que todos no set a tratassem mal a fim de ajudá-la, sem que ela soubesse, na sua atuação. Cruel, mas funcionou.
 
Esse foi o primeiro filme de Alfred Hitchcock em Hollywood e é o único que ganhou Oscar de melhor filme, foi também o segundo filme do diretor baseado em um romance de Du Maurier Daphne - o primeiro foi Jamaica Inn. Para manter a atmosfera obscura do livro, Hitchcock optou por fazer o filme em preto e branco.

O roteiro de Rebecca é muito semelhante ao livro “A Sucessora” da brasileira Carolina Nabuco. Segundo a própria autora, que registrou em suas memórias, ela teria traduzido a obra para o inglês e enviado uma cópia a um editor inglês, mas 4 anos depois Maurier publicaria Rebecca, “coincidentemente” pelo mesmo editor que Carolina havia enviado seus originais.



 
O New York Times Book Review publicou um artigo ressaltando as semelhanças entre os dois romances. Quando o filme estreou no Brasil a United Artists procurou a escritora para tentar um acordo. Mas a suspeita de plágio não acaba aí.

Em 1944 a escritora Edwina Levin MacDonald processou Daphne Du Maurier e a United Artists por plágio, alegando que o filme foi baseado em seu romance "Blind Windows". Ela ganhou uma quantia que nunca foi revelada.




Assistir Rebecca on line


  
Leia. Pense. Divulgue. Participe. 
 

Are you a Magic?

Encontrei esse vídeo no Youtube - no canal da Banda Iceberg - e lembrei dos filmes do mestre Georges Méliès. Parabéns aos que participaram da produção do vídeo, que infelizmente ainda não sei quem são, mas se passarem por aqui é só deixar informações nos comentários que corrijo essa falha.


Genoma 2020 - Andrés Lieban - 2000

Animação brasileira de pouco mais de 1 minuto - muito legal - que mostra de forma bem humorada um possível futuro da espécie com a banalização do uso da manipulação genética.

Prêmios
1ºlugar no Web Anima em 2003
Finalista no Anima Mundi em 2001
Finalista no Brasil Digital em 2000
Finalista no Festival do Minuto em 2001
Finalista no Flash Award em 2002
Finalista no Vídeo Brasil em 2001

Assistir Genoma 2020 on line


TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas


O Youtube continua barrando filmes de domínio público exigindo "provas de direito para utilização".
 
Pode parecer absurdo mas continua acontecendo.
 
Nós, que temos blogs e somos, de certa forma, a alternativa de acesso a cultura gratuita, de qualidade e sem os filtros da grande mídia, temos que divulgar (cada vez mais) as ameaças à liberdade de expressão.

Leia. Pense. Divulgue. Participe. 
 

Se você já teve problemas com uso de material de domínio público ou sabe de algum caso dessa natureza, deixe seu comentário e ajude a divulgar.

Se ainda não teve, indo as coisas como estão, é só uma questão de tempo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...