Conrad Veidt - Algumas imagens


Conhecido como Conrad Veidt - Hans Walter Konrad Veidt nasceu em Berlim em 22 de janeiro de 1893 e faleceu em Hollywood dia 3 de abril de 1943. Atuou mais de 100 filmes incluindo vários clássico, como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), Casablanca (1942) e O Homem que Ri (1928). Este último serviu de inspiração para a criação do genial inimigo do Batman, o Coringa.



















































O cinema não seria o mesmo sem esse cara.
Valeu Conrad.

Filmes de Domínio Público X Direitos Autorais X Youtube


Antes de tudo deve-se destacar que o Brasil tem a quinta pior legislação de direito autoral do mundo - no quesito acesso a informação e cultura - conforme Watchlist 2012 do Consumers International, publicado no blog do estadão por Tatiana de Mello Dias.

O direito autoral é regido no Brasil pela Lei 9.610/1998 (Lei de Direito Autoral) e o artigo que trata de obras audiovisuais, leia-se filmes, que é o que nos interessa, é o artigo 44 transcrito a seguir: "O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação."

Muitas pessoas são induzidas ao erro quanto ao prazo em relação aos filmes, pois quando se trata de livros por exemplo, são setenta anos a contar da morte do autor, mas filmes conta-se setenta anos da sua divulgação. Isso causa certa confusão. 


Então temos que a lei no Brasil é um lixo e dificulta demais a divulgação das informações e da cultura e o prazo de proteção para filmes no Brasil é de setenta anos a contar da estréia da obra.

E domínio público? Afinal o que é domínio público? São todas as criações intelectuais, tecnológicas ou culturais de livre uso. Podem ser modificadas, copiadas, vendidas, distribuidas ou tudo mais que sua criatividade puder inventar sem que ninguém possa alegar a propriedade da obra original.


Essa disponibilidade pode se dar pelo decorrer do tempo previsto na lei ou por voluntariedade do autor. O Telecinebrasil é de domínio público por voluntariedade do autor tendo uma Licença Creative Commons Atribuição3.0 Unported. - está no rodapé da página. Significa que podem utilizar tudo que está aqui, se fizerem a gentileza de citar a fonte ótimo, se não citar, vale pela divulgação da cultura.

Mas agora imagine uma praça de sua cidade. Ela é patrimônio público de uso comum, ou seja, pertence ao povo, a todos nós, e de uma hora para outra cercam a praça, sobem um edifício e começam e vender os apartamentos. As pessoas vão protestar pois estão surrupiando um bem público.

Com filmes de domínio público ocorre exatamente isso. O filme é do povo (de graça) mas algumas pessoas estão registrando tais filmes como sendo de sua propriedade. Roubaram a praça. O próximo passo vai ser vender para você o que já era seu. Mas filmes antigos não tem a visibilidade e acessibilidade de uma praça. Poucos sabem o que está acontecendo e menos ainda protestam. É quase uma luta solitária.

E como fica o Estado Brasileiro nessa? Fica como sempre fica. Ausente, morto, não se pronuncia. Não se apresenta para cumprir sua obrigação prevista na mesma lei de direito autoral que determina que a defesa do que é de domínio público cabe ao Estado.
Mas a coisa sempre pode ficar pior. E fica.

Como se não bastasse o sistema de identificação automático de imagens do Youtube - maior e mais lucrativo site de filmes do mundo - cometer erros ele é constantemente recheado de informações falsas inseridas por fraudadores internacionais. Tais informações são registros de propriedade de obras de domínio público.

O resultado disso é que eles bloqueiam contas de usuários, cobram por propagandas, impedem a divulgação das obras e mais, nunca tive notícia da punição de nenhum deles pelo Youtube, mas eu já fui punido várias vezes e conheço vários casos onde o canal foi fechado por disponibilizar filmes de domínio público.

Chegamos em outra conclusão: o Youtube não respeita a lei e pune quem respeita.

 

Mais postagens sobre o tema

Ajude a divulgar
Não deixe que roubem sua praça

The Tempest - Percy Stow - William Shakespeare - 1908

Certamente que 12 minutos é pouco espaço para adaptar toda a peça. No entanto, essa limitação de tempo permitiu que Stow tivesse foco nos principais momentos visuais.

A tempestade é um filme significativo e substancial. O diretor habilmente constrói a narrativa de forma a permitir que o filme tenha coesão, mesmo deixando de fora alguns elementos da obra de origem.

Quando Ariel é perseguida e desaparece usando um truque simples (no melhor estilo Méliès) o filme tem um dos seus momentos cruciais. Este momento formaliza a diferença entre teatro e cinema. Confirma explicitamente que o cinema se desenvolve em uma direção independente do teatro. Este ponto se estende para além das diferenças técnicas.

A cena também é interessante por ser um truque visual que remove a personagem dos limites do estúdio e a transporta para um cenário natural. Mais informações aqui.

The Tempest - Percy Stow - William Shakespeare - 1908 




Yuri Gagarin - Flavio del Carlo - 2000

Animação brasileira dirigida por Flavio del Carlo. Uma homenagem a Yuri Gagarin, o primeiro homem a entrar na órbita terrestre.

Produção, fotografia, roteiro e animação: Flavio del Carl

Trilha original: Inácio Zatz.


 Assistir Yuri Gagarin on line



TeleCineBrasil é exibidor do Porta Curtas

A Familia Addams - Episodio 18 - A Doença do Tio Chico - Dublado

 
Colaboração de yasmintibinha2

Curiosidades sobre os Addams

Quando fez a série "A Família Addams" Charles Addams teve que colocar nomes nos membros da família, pois nenhum personagem tinha nome. Mortícia foi pelo significado (Morte), para Gomez, Charles Addams deu 2 nomes (Repelli ou Gomez) e deixou a escolha no nome para o ator John Astin, que escolheu Gomez.

A casa usada nas filmagens originais realmente existiu, mais não se encaixava com a do set. A casa não tinha uma torre como Charles Addams havia desenhado, então chamaram Howard Anderson para ilustrar a pintura fosca e o Artista Louis McMannus para acrescentar detalhes a casa. E o resultado foi uma obra de arte, mais infelizmente a casa original foi demolida.

Charles Addams gostava de visitar o cemitério Presbiteriana em Mountain Ave. Quando jovem Addams foi pego pela polícia por invadir uma casa na Avenida Dudley, no 2º andar da garagem atrás da casa, há um desenho de giz de um esqueleto que acreditam ter sido desenhado por Charles Addams. Dizem ser a inspiração para a casa da família Addams a casa em Duda e uma em Elm Street.

O mesmo urso polar das filmagens da série em 1964 foi o mesmo para o filme A Família Addams de 1992. John Astin foi originalmente designado a ser o mordomo, mais FELIZMENTE mudou para ser o Gomez.
 
Assistir A Família Addams on line
 
 

The Magician - Thomas Edson Laboratory - 1900



Um filme ainda quase experimental que mostra o mágico que entra no palco e se apresenta para o público. São truques de desaparecimento em um minuto de imagens, mas o truque final é no mínimo esquisito. Uma mesa com fitas aparece, após alguns movimentos três gansos voam em direção à câmera. Filmado em 1900 usando o sistema desenvolvido por Thomas Edson o Kinetoscópio, que então era um contra-ponto tecnológico aos sistemas de filmagens que eram desenvolvidos na Europa.

Assistir The Magician on line



Youtube continua aceitando registros de propriedade fraudulentos


No dia 6 de outubro de 2011 fiz um post falando sobre o descumprimento da lei brasileira por parte do Youtube. Hoje, mais de um ano depois absolutamente nada mudou. As fraudes e o descumprimento continuam.

Entre outras coisas, o que está acontecendo é que várias empresas registram, no sistema do Youtube, filmes de domínio público como se fossem de sua propriedade. Na prática, tais fraudadores estão se apropriando do que é de todos para proveito próprio, impedindo o livre uso das obras.

No caso mais recente a Flicker Alley LLC - que é uma empresa que vende DVDs com filmes de domínio público - registrou-se no sistema de reconhecimento automatizado do Youtube como detentora dos direitos autorais das obras relacionadas abaixo:

1 - Le mariage de Victorine - How Bridget's Lover Escaped - Georges Méliès - 1907

2 - Robert Macaire and Bertrand - Georges Méliès - 1907

3 - Robinson Crusoe - Georges Méliès - 1902

4 - La danseuse microscopique - Marvellous Egg Production - Georges Méliès - 1902

Todos as obras tem mais de um século, isso mesmo, mais de um século desde a sua produção e são domínio público em qualquer lugar do planeta. Chega a ser risível o Youtube aceitar o registro dessas obras, mas o fato é que aceitou.

Não tenho notícia de que haja punição de tais empresas pelo Youtube, mas sei de vários casos (inclusive eu) de pessoas que foram injustamente punidas por causa desses usurpadores. 

Punir quem respeita a lei deixando impune quem frauda, além de absurdo, indica cumplicidade.

Até onde sei essa tem sido a postura do Youtube.

Se você leu até aqui é por que o assunto também te interessa, então não leia e deixe pra lá.

Divulgue isso.

La damnation de Faust - Damnation of Faust - Georges Méliès - 1898


Fausto é uma lenda alemã que mostra um jovem que faz um pacto com o demônio – Mefistófeles – para viver por anos sem envelhecer e aproveitando os prazeres da vida. O contrato, que fora assinado com sangue, previa que ao final a alma de Fausto iria para o inferno.

Como qualquer outro arquétipo, o mito acaba sendo recriado e reinterpretado, de tempos em tempos, seja pela literatura, pintura, música, etc. Contudo, foi essa sua primeira versão para o cinema, que ainda era na época uma grande novidade que unia a tecnologia e a diversão.


Assistir La damnation de Faust - Damnation of Faust - on line


Les débuts d'un patineur - The Unskillful Skater - Louis J. Gasnier - Max Linder - 1907

Max Linder atuou em mais de 200 filmes entre 1905 e 1925. Foi em sua época tão importante quanto Charles Chaplin, Buster Keaton ou Harold Lloyd. Seu pioneirismo no cinema foi responsável para a criação de um estilo clássico de comédia pastelão.

Começou como ator de teatro na França e após sua estréia no cinema rapidamente se tornou um comediante popular e bem sucedido em ambos os lados do Atlântico. No ano de 1912 foi o astro de cinema mais bem pago do mundo com um salário de um milhão de francos.


 

Começou a dirigir em 1911 e mostrou igual facilidade por trás das câmeras, mas sua carreira sofreu um duro golpe depois de lutar na Primeira Guerra Mundial. Ele foi contaminado por gás e desenvolveu uma doença crônica.

Trabalhou para a recém-formada United Artists no início de 1920 mas seus últimos filmes não tiveram a força do inicio da carreira. Voltou para a França e se matou em um pacto de morte com sua esposa em 1925.



 Assistir Les débuts d'un patineur - The Unskillful Skater - on line


Assistir em High Definition


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...