Dossiê Rê Bordosa - Cesar Cabral - 2008

Uma investigação - animada em stop-motion - dos motivos que levaram o cruel Angeli a matar Rê Bordosa. Mais um crime inaceitável que não pode ficar impune... Excelente animação.

Assistir Dossiê Rê Bordosa online


O TeleCineBrasil é exibidor do PortaCurtas.

Cinema para pessoas com deficiência visual - Josiele Cássia de Lima

Josiele
Muitas vezes os deficientes visuais, em sua maioria, têm a curiosidade de acompanhar a um filme que muito o interessa. Mas os recursos audiodescritivos ainda não se encontravam em funcionamento. Então, era aquela luta. Uma pessoa com visão tinha que ficar descrevendo para o cego as cenas do filme, como as pessoas estavam vestidas, etc. Muitas das vezes, a pessoa com visão acabava por se perder durante o filme tendo que fazer tais descrições.

Os cegos então viam-se meio que incomodados frente a essa situação. Muitas pessoas com a visão não se importavam em contar as cenas mas, acredito que mesmo fazendo isso de boa vontade, no fundo no fundo, acabavam por incomodar-se.

Um belo dia, apareceu então um projeto de audiodescrição. Tal projeto veio para facilitar a vida dos cegos pois, os filmes feitos dessa forma, remetem descrições muito importantes para quem não vê, talvez descrições estas que nem eram feitas pelas pessoas com visão.

Acredito que um filme bem feito e bem descrito faz com que o cego viaje na história, imaginando os acontecimentos. Enfim foi algo muito valioso e importante para nós pois, a pessoa cega precisa de uma descrição detalhada para conseguir imaginar tudo que está a sua volta. Acredito que quanto mais descrições melhor, pois assim o mundo de quem não vê torna-se rico e cheio de informações, tão importantes para quem vê quanto para quem não vê.

Cinema para pessoas com deficiência visual
Por Josiele Cássia de Lima.

Nota 1: postagem de autoria de Josiele Cássia de Lima que é deficiente visual - Tweeter @josiele_lima87

Nota 2: fico na torcida para que esse recurso de audiodescrição, ainda bastante restrito, se torne popular.

Nota 3: valeu Josiele. Sempre que quiser o TeleCineBrasil está de portas abertas :)

Cinema é cultura.

Le voyage dans la lune - A Trip to the Moon - Georges Melies - 1902

Famosa cena de Viagem à Lua de Méliès
A lua sempre foi motivo de encantamento. No início dos tempos servindo de inspiração para o surgimento de mitos. Mais recentemente, após o maior desenvolvimento da ciência e da literatura, o satélite da terra passou a ser visto como possível destino das viagens espaciais.

Méliès foi o primeiro a trazer para o cinema esse sonho de ir até a lua. Ele considerava "Le Voyage dans la Lune" sua obra mais importante. Escrito e dirigido pelo próprio, foi inspirado em "Da Terra à Lua" de Júlio Verne e "Os Primeiros Homens na Lua" de HG Wells, sendo um filme revolucionário. O mundo nunca tinha visto nada parecido até então.

Tudo começa com um grupo de cientistas - curiosamente agitados e vestidos como magos - projetando como seria viajar para a lua. Um deles quer construir um canhão cujo projétil levará os tripulantes até lá. O plano é colocado em prática e o canhão é construído e disparado. O plano deu e ao chegar na lua as pessoas que foram dentro da bala encontram os "selenitas" - que são as criaturas que habitam a lua. Estes capturam os humanos que fogem e retornam ao planeta terra. No retorno eles entram na cápsula e "caem" de volta à terra.

Os cenários são muito bem construídos e tem várias partes com a pintura criando a ilusão de profundidade. Ele foi o primeiro a unir a tecnologia cinematográfica nascente com os recursos já consagrados do teatro e mágica. O resultado foram filmes com histórias mais elaboradas do que os que eram feitos até então. Méliès também foi o primeiro a utilizar os efeitos especiais, sendo considerado o criador de tais truques para o cinema.

A genialidade de Méliès o fez ser admirado por vários grandes cineastas, como D.W. Griffith, que disse certa vez que "devia tudo a ele" e Charles Chaplin que o chamava de "o alquimista da luz". O trabalho de Georges Méliès foi realmente revolucionário e a criatividade se mostra em vários aspectos, sendo alguns especialmente interessantes, como a lua com um rosto humano e os habitantes do satélite. O filme foi uma viagem experimental do cinema que fala do sonho de uma viagem espacial quando ainda não existia nem mesmo aviões.

Tudo que faz sucesso é copiado. Méliès, mesmo em sua época, foi copiado tanto na Europa como nos EUA. Os filmes eram, com raras exceções, imitações grosseiras não tão engraçadas ou criativas. Alguns estúdios vendiam os próprios filmes de Méliès como se fossem de sua propriedade. Mas nada muda o fato do filme ser ainda hoje divertido e elegante. São uns poucos minutos que eternizaram o mestre Méliès.


Assistir Le voyage dans la lune online


Viagem à Lua - Georges Méliès - Algumas imagens

Uma pequena coletânea de imagens extraídas do filme "Le voyage dans la lune" de Georges Méliès produzido em 1902.























Georges Méliès
Ilustração feita por Georges Méliès
Para maiores informações e assistir o filme online clique aqui.



Morte - José Roberto Torero - Laura Cardoso - Paulo José - 2002



O fime mostra um casal de idosos (Laura Cardoso e Paulo José) que se prepara para a "grande viagem". Eles estudam cada detalhe de como deverá ser feito o velório e enterro, não esquecendo das flores, a música, a bagagem, etc. Laura Cardoso e Paulo José são magníficos.

Diretor: José Roberto Torero
Elenco: Laura Cardoso, Paulo José com a participação especial de Carlos Mariano, Carlos Moreno, Francisco Martins, Myriam Muniz, Renato Consorte e Umberto Magnani



Duração: 15 min     Ano: 2002     Bitola: 35mm
País: Brasil     Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Produção: Zita Carvalhosa
Roteiro: José Roberto Torero
Edição: Vânia Debs
Som Direto: Leonardo Costa Gomes
Direção de Arte: Billy Castilho
Empresa(s) produtora(s): Cinematográfica Superfilmes
Produção Executiva: Camilla Ribas
Direção de Fotografia: Kátia Coelho

Festival de Brasília
Festival do Rio BR
Vitória Cine Vídeo
Festival Internacional de Rotterdam
Mostra de Cinema de Tiradentes
Mostra Curta Cinema
Toronto Latin Film Video Festival

Assistir A Morte online



Le savant et le chimpanze - The Doctor and the Monkey - Georges Méliès - 1900


Mais um curta-metragem de Méliès. Neste, um macaco - que na verdade é um ator fantasiado - foge de sua jaula e destrói praticamente tudo que está na frente, incluindo as roupas de uma mulher que entra na cena. Infelizmente, por se tratar de um filme com 113 anos, são poucas as informações, mas o homem que se desespera tentando pegar o animal certamente é o próprio Georges Méliès.
 Le savant et le chimpanze - The Doctor and the Monkey - Georges Méliès - 1900


Destino - Walt Disney & Salvador Dali - 1945 / 2003




 
No ano de 1945 o americano Walt Disney e o espanhol Salvador Dalí resolveram realizar em conjunto um curta-metragem de animação, mas o projeto foi abandonado em 1946. O estúdio enfrentava sérios problemas financeiros no final da Segunda Guerra e não havia boa perspectiva comercial para a obra.

Em 1999, Roy Edward Disney, neto de Walt, encontrou o material e convidou o estúdio parisiense da Disney para dar continuidade ao trabalho tendo assumido a direção Dominique Monfréy que convocou 25 animadores para decifrar os storyboards de Dalí e John Hench. Este último havia trabalhado como desenhista no início do projeto em 1945 e como ainda estava vivo e conhecia profundamente a obra, serviu como.orientador no término desta. O resultado é uma animação que inclui imagens originais de Hench, cenários inspirados nas pinturas de Dalí e também animação feita no computador.

Do projeto original restaram apenas 17 segundos que estão no curta - é a sequência com duas tartarugas. Depois de pronto ficou com seis minutos. Foram quase 60 anos entre o início e a finalização do trabalho e a estréia foi no dia 2 de junho de 2003 no Festival de Cinema de Annecy International Animated, na França. Teve uma indicação para o Oscar de 2003 como Melhor Curta de Animação.

A história mostra Chronos que é a personificação do tempo e sua incapacidade de amar uma mortal. Os personagens lutam mas o tempo sempre vence e determina o destino de todos. O filme não tem diálogo. Música do mexicano Armando Dominguez. 
 

Assistir Destino de Walt Disney e Salvador Dali


The Shriek of Araby - F. Richard Jones - Ben Turpin - 1923




"The Shriek of Araby" de 1923 é uma excelente paródia do filme estrelado por Rudolph Valentino "The Sheik" de 1921 .

Ben Turpin é um ator muito engraçado, merecendo destaque nesse filme as cenas onde é perseguido por um leão e quando monta um avestruz.

Ben Turpin é um dos grandes comediantes da era silenciosa que, infelizmente, foi esquecido. Atuou em mais de 230 filmes entre 1907 e 1944.
 Assistir The Shriek of Araby online

The Cave: An Adaptation of Plato's Allegory in Clay - Michael Ramsey - 2008



O filme é uma adaptação da "Alegoria da Caverna" (ou "Mito da Caverna") de Platão. Excelente animação com bonecos de argila. Uma história que mostra como a verdadeira realidade nem sempre é o que parece. "Abra sua mente" é o recado do velho de ombros largos.







Canal do diretor da animação: Bullhead Entertainment

 O vídeo acima foi incorporado no TeleCineBrasil a partir do canal BullHead Entertainment

Leia. Pense. Divulgue.
Filmes de Domínio Público X Direitos Autorais X Youtube

História do Cinema - History Of Cinema - 1895 / 2007

Com menos de 10 minutos o vídeo é uma brincadeira que mostra, ano a ano, trechos rápidos de clássicos do cinema produzidos entre 1895 e 2007.

É bastante divertido tentar reconhecer os filmes que estão sendo mostrados. Coloquei depois do vídeo a lista (imensa) completa dos filmes, e os que tem link estão disponíveis para assistir na íntegra no TeleCineBrasil.

Vídeo incorporado do canal do Youtube PJatPoole.


Assistir History Of Cinema - 1895 / 2007 online




Lista completa dos filmes:

1895 Neuville-sur-Saône: Débarquement du congrès des photographes à Lyon
1896 Danse serpentine
1897 Dewars Scotch Whiskey
1898 The Miller and the Sweep
1899 King John
1900 Explosion of a Motor Car
1901 The Big Swallow
1902 Le Voyage dans la lune
1903 The Great Train Robbery
1904 Dog Factory
1905 Rescued by Rover
1906 The '?' Motorist
1907 Les Kiriki, Acrobates Japonais
1908 The Tempest
1909 Princess Nicotine

1910 Re Lear
1911 Richard III
1912 The Charge of the Light Brigade
1913 Sumerki zhenskoi dushi
1914 Daisy Doodad's Dial
1915 Birth of a Nation
1916 Intolerance
1917 Easy Street
1918 Are Crooks Dishonest?
1919 Broken Blossoms
1920 Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1921 The Play House
1922 Nosferatu
1923 Safety Last!
1924 Der Letzte Mann
1925 The Phantom of the Opera
1926 Faust
1927 Metropolis
1928 Leave 'Em Laughing
1929 Die Büchse der Pandora
1930 All Quiet on the Western Front

1931 Frankenstein
1932 Freaks
1933 King Kong
1934 Betty in Blunderland
1935 A Night at the Opera
1936 Modern Times
1937 Magician Mickey
1938 Pygmalion
1939 Wizard of Oz
1940 Fantasia
1941 Citizen Kane
1942 Casablanca
1943 The Life and Death of Colonel Blimp
1944 Double Indemnity
1945 Spellbound

1946 Acrobatty Bunny
1947 Brighton Rock
1948 Easter Parade
1949 Kind Hearts and Coronets
1950 Treasure Island
1951 The Day the Earth Stood Still
1952 Singin' in the Rain
1953 Gentlemen Prefer Blondes
1954 The Creature from the Black Lagoon
1955 The Night of the Hunter
1956 Forbidden Planet
1957 The Incredible Shrinking Man
1958 The Fly

1959 Plan 9 from Outer Space
1960 Psycho
1961 West Side Story
1962 Lolita
1963 Jason and the Argonauts
1964 Dr. Strangelove
1965 Repulsion
1966 Fantastic Voyage
1967 The Taming of the Shrew
1968 2001: A Space Odyssey
1969 Sweet Charity
1970 MASH
1971 A Clockwork Orange
1972 The Godfather
1973 The Exorcist
1974 Young Frankenstein
1975 Jaws
1976 Taxi Driver
1977 Eraserhead

1978 Halloween
1979 Alien
1980 Airplane!
1981 An American Werewolf in London
1982 The Thing
1983 Star Wars: Return of the Jedi
1984 The Terminator
1985 Brazil
1986 The Name of the Rose
1987 Evil Dead II
1988 Die Hard
1989 A Grand Day Out
1990 Misery
1991 The Silence of the Lambs
1992 Braindead
1993 Groundhog Day
1994 The Mask
1995 Twelve Monkeys
1996 Star Trek: First Contact
1997 Men in Black
1998 The Big Lebowski
1999 Being John Malkovich
2000 X-Men
2001 Shrek
2002 Secretary
2003 LOTR: The Return of the King
2004 Kung Fu
2005 Sin City
2006 300
2007 The Simpsons Movie

Music is:

1. Asturias by Fernando Gonzalez
2. Tomando Mamajuana by Grupo Mamajuana

Infelizmente o filme original não está mais disponível, mas por sorte, encontrei outro tão bom quanto o anterior. Fantástico mesmo.

Pode ser visto no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=G5_w2VGlnDM

 

Leia. Pense. Divulgue.

Filme de domínio público é de todos

Paperman - Walt Disney Animation Studios


Mais uma excelente animação.

Curta-metragem foi incorporado diretamente do Canal disneyanimation que é a detentora dos direitos.

Em outras palavras: a própria Disney disponibilizou.
Assistir Paperman online


Estão roubando a sua praça.

The Frozen North - Buster Keaton - Edward F. Cline - 1922


Frozen North é uma comédia americana de curta-metragem. Filme dirigido e estrelado por Buster Keaton. Escrito por Keaton e Edward F. Cline e produzido em 1922.

É uma paródia dos filmes melodramáticos de William S. Hart. O público da época gostou mas Hart não. Ficou sem falar com Buster por dois anos.

Trata-se de uma obra bem diferente das que Buster Keaton normalmente fazia. Engraçado, mas muito, muito cruel. E o motivo você descobre no final.

O filme começa com Keaton tentando roubar um bar usando um estratagema, mas a coisa não dá certo. Pouco depois entra em uma casa e ao ver a mulher beijando outro homem mata os dois. Descobre que tinha entrado na casa errada e aquela não era a sua mulher.

O resto do filme é repleto de situações engraçadas. Um mosaico de westerns, anúncios e bordões. Algumas partes são surreais, como o trenó que tem uma carroceria de automóvel puxado por galgos e bassets ou a cena inicial que ele sai do metrô na neve no meio do nada.

William S. Hart não gostou da brincadeira

A película é uma grande brincadeira. Divirta-se mas não tente achar explicações. Basta assistir e rir. No final, tudo fica claro, quando ele...





Elenco
Buster Keaton
Joe Roberts
Sybil Seely
Bonnie Hill
Freeman Wood
Edward F. Cline


The Frozen North - Buster Keaton - Edward F. Cline - 1922




Estão roubando a sua praça.

O Hóspede - Anacã Agra e Ramon Porto Mota - 2011



Mais um curta nacional que descobri no Porta Curtas. Sinopse: Em uma pousada no interior da Paraíba, um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali.

Diretor: Anacã Agra, Ramon Porto Mota
Elenco: Fernando Teixeira, Soia Lira, Walmar Pessoa
Duração: 17 min      Ano: 2011        Bitola: Digital
País: Brasil Local de Produção: PB
Cor: P&B
Co-produção: Anacã Agra, Ramon Porto Mota
Fotografia: Jhésus Tribuzi
Roteiro: Anacã Agra, Ramon Porto Mota
Edição: Vito Quintans
Direção de Arte: João De Lima Neto
Edição de som: Vito Quintans
Montagem: Anacã Agra, Ramon Porto Mota
Interpretação musical: Vito Quintans

O TeleCineBrasil é exibidor do Porta-Curtas.

Assistir O Hóspede online



Estão roubando a sua praça.

A la conquête du Pôle - The Conquest of the Pole - Georges Méliès - 1912



Mais uma obra do genial Georges Méliès. Nessa aventura ele mostra cientistas reunidos para planejar uma viagem ao Pólo Norte. A viagem será muito mais agitada do que era de se esperar. Lembra em alguns aspectos o clássico "Viagem à Lua" de 1902.

Existem versões com duração maior, mas não sei se utilizaram cenas de outras obras ou são resultado de restauração mais atual. Curiosamente o filme parece mais primitivo do que outros anteriores.


Vale muito conhecer a obra, tanto pela história do cinema como também pela diversão que ela proporciona, mesmo um século depois.

Assistir A la conquête du Pôle - Georges Méliès - 1912 online


Leia. Pense. Divulgue
Filmes de Domínio Público X Direitos Autorais X Youtube
Estão roubando a sua praça.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...