Harakiri - Madame Butterfly - Fritz Lang - 1919


 
Uma das obras mais famosas de Fritz Lang. Conta a história de Bonze (Georg John - M o Vampiro de Dusseldorf) um monge budista e seu envolvimento com O-Take-San (Lil Dagover - Destiny e Gabinete do Dr. Caligari). A jovem casa-se com um europeu que a abandona grávida. Quando se reencontram ele está acompanhado por sua outra mulher.


Um drama marcado pelo exotismo. Casas de chá, gueixas, marinheiros, monges budistas, paisagens urbanas asiáticas, um caleidoscópio impressionante e de bom gosto. O tema sentimental é discreto. Tocado de uma forma agradável. A poesia é trazida por Lang através da narrativa visual e como todo bom cinema nasce da poesia e do sonho.

Harakiri - Madame Butterfly - Fritz Lang - 1919 - online



The Show - Tod Browning - John Gilbert - 1927


O roteiro foi escrito por Waldemer Young com inspiração no romance de Charles Tenney Jackson "The Day of Souls". The Show é uma produção ímpar do cinema mudo seguindo o estilo – quase bizarro - de seu diretor e produtor Tod Browning.

John Gilbert interpreta Cock Robin que comanda o “Palácio das Ilusões” como é denominado o show vaudeville apresentado pelo protagonista no filme. De quebra ele ainda encanta a mulherada da platéia. John Gilbert naquela época tido como um grande símbolo sexual do cinema, rivalizando com Valentino.

Por trás do show mostrado em “The Show” existe amor, ciúme e crime. A coisa fica agitada e Cock é injustamente acusado de assassinato. Sem que ninguém ainda soubesse o verdadeiro assassino planeja cortar cabeças.

 
Em uma das cenas quando aparece "a mão viva de Cleópatra" não pude deixar de lembrar (e rir da lembrança) do mãozinha da Família Addams.

Mas são muitas as atrações exóticas com destaque para "Zela, the half lady", "Arachnadia, the human spider" e "Neptuna, queen of the mermaids".

Impossível também não lembrar de Freaks de 1932 também dirigido por Tod Browning.


O ponto alto do espetáculo apresentado por Cock Robin é a dança dos sete véus de Salomé. Cock sai por uma porta e retorna com barba postiça para interpretar João Batista. Salomé pede a cabeça de João Batista e usando um alçapão e uma espada falsa a cabeça de Batista/Cock é cortada.

John Gilbert     ...         Cock Robin
Renée Adorée  ...        Salome
Lionel Barrymore  ...   "O Grego"
Edward Connelly  ...    Soldado
Gertrude Short   ...       Lena
Andy MacLennan  ...    Empregado


Curiosamente John Gilbert foi escalado para atuar em “The Show” em razão da perseguição de Louis B. Mayer - um executivo da MGM. Diz a lenda que tudo começou após Mayer fazer um comentário ofensivo à Greta Garbo que Gilbert respondeu de forma contundente. O "cartola" do cinema jurou vingança por se sentir constrangido e prometeu que iria acabar com a carreira de Gilbert. A vingança começou em “The Show” e prosseguiu mesmo após a transição para o cinema sonoro. Ele teria até manipulado a voz do ator nos filmes sonoros.

Lenda ou não, o fato é que Gilbert recebia papéis cada vez mais desfavoráveis com consequências devastadoras para sua carreira que entrou em declínio. Não sem antes atuar em Rainha Cristina de 1933 ao lado de sua amada Greta Garbo. Morreu em 1936 em  função do agravamento do alcoolismo.
 


Assistir The Show online



O Sete Trouxas - Marcio Schoenardie - 2007



Curta-metragem brasileiro que mostra Jair, um avô que conta para a neta suas aventuras quando ainda era garoto. Ele fala de seu medo de menino do lendário "Sete Trouxas" e como derrotou o monstro.

Diretor: Marcio Schoenardie
Elenco: Caio Pereira, Eduardo Sandagorda, Luiz Paulo Vasconcellos, Natanielhe Pacheco
Duração: 14 min     Ano: 2007      País: Brasil - RS - Colorido
Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre, No hay plata No hay película Producciones



Roteiro: Marcio Schoenardie
Direção de Arte: Rita Faustini
Som: Kiko Ferraz Estudios
Direção de produção: Beto Picasso
Assistente de Direção: Diego Martins
Efeitos Especiais: Estudio makako
Produção Executiva: Bel Merel, Nora Goulart
Still: Fábio Rabelo
Direção de Fotografia: Alberto La Salvia
Continuidade: Janaína Fischer
Desenhos: Walter Pax
Concepção dos bonecos: Paulo Ballardim
Montagem: Alfredo Barros, Thais Vieira
Produção de Elenco: Fabianne Freitas
Efeitos Mecânicos: Julio Freitas

Premiado com Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema do Paraná em 2008 e Melhor Direção de Arte no Festival de Gramado em 2008.

Assistir O Sete Trouxas online


O TeleCineBrasil é exibidor do PortaCurtas

The Love Nest - Buster Keaton - 1923


Excelente comédia. Buster, para esquecer uma desilusão amorosa - a donzela é interpretada por Virginia Fox - embarca numa longa viagem em seu pequeno barco. No caminho acaba indo parar em um navio que caça baleias. O capitão desse baleeiro - interpretado por Joe Roberts - tem o hábito de punir os mínimos deslizes da tripulação jogando os tripulantes no mar. As risadas estão garantidas.

O final não é o melhor, mas que foi utilizado por Keaton para "solucionar" outros filmes e não tira a graça da obra.

Assistir The Love Nest - Buster Keaton - 1923 - online



The Love Nest - Buster Keaton - 1923 - Algumas imagens




Back Stage - Roscoe 'Fatty' Arbuckle - Buster Keaton - 1919

Back Stage é uma comédia de 1919 sendo o décimo terceiro filme de Keaton e um dos últimos filmes que Buster Keaton e Roscoe "Fatty" Arbuckle aparecem juntos antes de seguirem caminhos separados. Pouco tempo depois Keaton iria montar seu próprio estúdio e Arbuckle passou a se dedicar a filmes de longa-metragem a partir de 1920. Seu primeiro longa foi The Round-Up dirigido por George Melford.

Neste filme, Keaton e Arbuckle trabalham como ajudantes nos bastidores de um teatro vaudeville . Eles tentam ajudar e, em alguns casos, ficar longe dos artistas. Mas quando estes se recusam a fazer o show começa a confusão.


Vários curtas Arbuckle e Keaton usam piadas visuais . Em Back Stage não é diferente e eles têm várias cenas muito engraçadas. Algumas delas foram usadas de forma um pouco diferente pelos dois em outros filmes posteriores, como a sequência da parede caindo que pode ser vista nas imagens.

Cena em Back Stage 1919
Cena em One Week 1920
Cena em Steamboat Bill Jr. 1928

É interessante ter John Coogan - o dançarino afeminado - no filme. Ele é pai do também ator Jackie Coogan que em 1921 entraria para a história do cinema interpretando o menino que contracena com Charles Chaplin em The Kid. Jackie Coogan também pode ser visto aqui no blog na série A Família Addams, da década de sessenta, onde faz o Tio Fester.

Assistir Back Stage online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...